Publicada: 24/04/2026
sexta-feira, 24 de abril de 2026
Fonte: Setor de Comunicação
A Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) realizou nos dias 22 e 23 de abril, no Parque de Exposições de Ijuí, a 62ª Convenção Regional de Supermercados. A feira marcou o retorno do evento ao município após 19 anos e reuniu profissionais do varejo e da indústria em uma intensa programação voltada à geração de negócios, qualificação e networking. A Cotriel participou com a gerente adjunta dos Supermercados, Carine Pierin, a supervisora de Supermercados na Região Centro Serra, Marlise Soares, e o comprador da área de Supermercados, Joelci de Oliveira, reforçando o compromisso da Cooperativa em acompanhar tendências do setor e buscar novas oportunidades para as lojas.
A edição deste ano contou com mais de 90 expositores e recebeu cerca de 2 mil visitantes, movimentando aproximadamente R$ 6,5 milhões em negócios entre varejistas e fornecedores. Indústrias e distribuidoras de alimentos, bebidas, itens de higiene e limpeza, além de empresas de tecnologia, equipamentos e serviços para supermercados, apresentaram portfólios e soluções voltadas à eficiência de lojas, gestão de categorias, automação e experiência de compra.
De acordo com o presidente da AGAS, Lindonor Peruzzo Junior, a escolha de Ijuí para sediar a 62ª Convenção reforça a estratégia de interiorização das ações da entidade. Ele destacou que a região possui forte vocação econômica e estava há quase duas décadas sem receber um evento deste porte. O retorno da convenção, segundo Peruzzo, evidencia o compromisso da AGAS em ampliar a presença no interior do Estado e valorizar diferentes polos regionais do varejo supermercadista.
A programação da Convenção não foi direcionada apenas aos supermercados. Bares, restaurantes, padarias, açougues, hotéis, petshops e outros negócios ligados ao varejo de alimentos e serviços também participaram, ampliando o alcance das oportunidades de relacionamento e de atualização profissional. Palestras técnicas, painéis de mercado e encontros comerciais permitiram que gestores e compradores conhecessem novidades em produtos, embalagens, logística e gestão de operações.
Falando em nome dos Supermercados Cotriel, Carine Pierin destacou que a participação na Convenção é estratégica para manter o mix de produtos atualizado, fortalecer o relacionamento com fornecedores e identificar soluções que possam melhorar o atendimento nas lojas da Cooperativa. Ela ressaltou que eventos como esse ajudam a trazer novas ideias em layout, exposição, ofertas e serviços, que serão avaliadas e, sempre que possível, adaptadas à realidade das unidades Cotriel, garantindo mais comodidade, variedade e competitividade aos clientes e associados.