Publicada: 12/12/2014
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Os agricultores fecharam a passagem da RS 135 (em frente Irmãos Zanella Ltda.) e na BR 285 (em frente ao Posto Carga Pesada) com a RS 324 (Viaduto), a cada 30 minutos.
Na parte da tarde eles realizaram um tratoraço, reunindo centenas de máquinas, trancando a Avenida Brasil. A intenção foi chamar a atenção do governo para os prejuízos que poderão ser causados pela manutenção do veto da Presidência da República. Conforme o vice-presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Rodrigues, a derrubada do veto é de interesse da classe produtora, o que representará a isenção do emplacamento dos tratores e máquinas agrícolas.
Mesmo com a confirmação da prorrogação do emplacamento de veículos agrícolas por mais um ano, ele afirma que os protestos continuarão. O anúncio, feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi e deve ser confirmado na próxima reunião do Contran, na semana que vem. Dessa forma, o emplacamento fica previsto apenas para janeiro de 2016. Mas os produtores esperam, com esse novo prazo, impedir que a lei passe a valer.
O produtor rural Neri Lago, diretor do sindicato, confirma a fala do vice-presidente. Para ele a lei é uma forma de extorquir os agricultores e nunca será aceita, nem mesmo daqui um ano.
Com o que concorda o autor do projeto que previa o fim do emplacamento, deputado federal Alceu Moreira (PMDB). Ele comemorou a prorrogação, embora classifique a medida como paliativa, registrando que nesse prazo tentarão reverter o veto presidencial.