novidades

noticias

Publicada: 04/11/2025

Cotriel presente no 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo no Rio de Janeiro

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Cesar Pierezan, administrador do Moinho e Fábrica de Rações da Cotriel, participou na capital fluminense do 32º Congresso Internacional da Indústria do Trigo. O evento, considerado referência para o setor, reuniu profissionais e especialistas do Brasil e do exterior, trazendo debates sobre tecnologia, economia, gestão e inovação estratégica.

A programação foi intensa e contou com destaque para o Workshop Mühlenchemie – Grupo Stern, que explorou a aplicação da inteligência artificial na indústria moageira. Outro ponto alto foi a palestra inaugural sobre economia e geopolítica, ministrada por Gustavo Segré e Zeina Latif com moderação de Rubens Barbosa, abordando o cenário nacional e global de mercados e políticas.

A reforma tributária prevista para 2026 foi detalhada por Luiz Renato Hauly. No painel sobre competitividade do negócio trigo, líderes do setor discutiram o desempenho econômico da indústria nos últimos 10 anos, desafios gerenciais, práticas de gestão e o papel da sustentabilidade como diferencial competitivo. Temas como automação industrial e inteligência artificial também foram abordados por especialistas como Edson Palorca e Érica Briones, destacando o futuro inovador do setor.

Entre os workshops práticos, Arnaud Dubat trouxe soluções para maximizar lucros e reduzir perdas na panificação industrial. O diagnóstico de falling number e novas tecnologias para manejo de grãos foram apresentados por Giovani Machado, enquanto Alexandre Neves trouxe dados da nova pesquisa da FIPAN sobre o mercado de panificação no Brasil para 2025.

As tendências globais do setor, como o crescimento dos produtos congelados no mercado panificável e as perspectivas para o trigo nacional e internacional, foram discutidas por nomes como Didier Rosada, Pery Carvalho, Elcio Bento, Pablo Maluenda e Jorge Lemainski, sob moderação de Rogério Tondo e Junior Justino, reforçando o papel estratégico do Brasil no cenário mundial do trigo.

Ao término do evento, Cesar Pierezan destacou que aquilo que mais lhe chamou a atenção foram os avanços do uso de inteligência artificial e automação na indústria, mostrando como a tecnologia se consolidou como ferramenta fundamental para ampliar produtividade, eficiência e qualidade do trigo e seus derivados, além das discussões sobre o novo perfil dos mercados de panificação e a necessidade de adaptação constante às tendências internacionais.

Fotos: Cesar Pierezan/Arquivo Pessoal