Publicada: 28/03/2014
sexta-feira, 28 de março de 2014
Na última terça-feira, 25, na propriedade de Adi Potrich, localizada ao lado da Unidade da Cotriel da Serra dos Engenhos, aconteceu a Tarde de Campo sobre Variedades de Soja. Foram demonstradas para os cerca de 50 produtores presentes, 19 variedades em cinco estações da Brasmax, CCGL, Nidera, Pioneer e Syngenta.
As cultivares apresentadas variaram entre comerciais e as que estão em fase de multiplicação, como as Intactas RR Pro. Foi utilizada uma área total de 2,54 hectares, onde 1,68 hectares foram cultivados com quatro tratamentos, sendo três com produtos de mistura e um com triazol. As variedades foram todas plantadas na primeira quinzena de dezembro.
Em nome da Nidera, que está presente no mercado brasileiro há pouco mais de sete anos, o seu representante na região, Valderi Gnata, salientou que as cultivares apresentadas foram focadas na tecnologia Intacta, procurando adaptar ao clima de regiões como a da Serra dos Engenhos, como a 5959 IPRO e a 5445 IPRO e a variedade NS 6211 RR, lançada em 2013.
O pesquisador da CCGL, Tiago Loro enfocou a cultivar TEC 5936 IPRO Intacta, material que já está disponível comercialmente, que tem entre outras características a tolerância a nematoides e fitóftoras e a resistência a estresse hídrico, causado por períodos de seca prolongados.
Da Empresa Brasmax, Márcio Galvan comentou a respeito dos cinco materiais mostrados: o Ativa, Alvo, Tornado, Potência e o Vanguarda RR, este adaptado à região da Serra dos Engenhos, com ciclo de 130 dias e que vem agregado à tecnologia Intacta.
A Pioneer, que antes trabalhava apenas sementes de milho, apresentou duas novas cultivares de soja: a 95R51, 95Y72, que estão sendo trabalhadas no Rio Grande do Sul, de ciclo superprecoce, variando de 120 a 125 dias. O representante da empresa, Guilherme Silveira disse ainda que devido à esta peculiaridade, é possível diminuir o número de aplicações de fungicidas nas plantas.
Da Syngenta, Danilo Real, ressaltou a VTOP e a 1157RR, adaptadas à regiões como a da Serra, as quais foram desenvolvidas buscando uma arquitetura de plantas favorável ao controle de doenças, permitindo mais insolação na parte baixa e que a pulverização seja mais bem distribuída. Ele revelou que em 2015, serão lançadas pela empresa as variedades Intacta.
Ao avaliarem o evento, os técnicos agrícolas da Unidade da Serra, Edson Castoldi e Eduardo Strelow de Oliveira, agradeceram a todos que se fizeram presentes engrandecendo o evento e destacaram o compromisso da Cooperativa em proporcionar ao associado conhecimento das últimas tecnologias.
Tarde de Campo em Alto Alegre
Na quarta-feira, dia 26, foi a vez da Unidade da Cotriel de Alto Alegre, realizar na propriedade da família Bertol, localizada ao lado da filial, sua tarde de campo também voltada a cultura da soja. A mesma foi promovida pela Cooperativa, com o apoio das empresas Biotrigo Genética, Brasmax, Dom Mário, Monsoy, Morgan, Nidera, Pioneer e Syngenta. Os 120 produtores presentes puderam conhecer 40 cultivares das diversas empresas participantes.
Os destaques foram: a BMX Ativa, BMX Alvo e a novidade BMX Vanguarda IPRO, da Brasmax. Da Pionner a cultivar P 95R51 também teve uma boa aceitação dos produtores. Já a empresa Don Mario esteve presente pela primeira vez em um evento da Cooperativa, apresentando os materiais 6458 IPRO e 6563 IPR. Da Morgan Sementes, a cultivar Morgan 5D615. A Syngenta também trouxe novas variedades, destacando a Syn 1157 e a VTOP. A Nidera focou exclusivamente os materiais com tecnologia INTACTA, com ênfase para a NS 5445 IPRO, NS 5959 IPRO. E a Monsoy demonstrou a cultivar M 5917 IPRO. Outra novidade da tarde de campo foi a participação da Biotrigo, dando dicas importantes para o próximo plantio de trigo que se aproxima.
Os técnicos agrícolas da Unidade de Alto Alegre, Jéferson Antônio de Campos e Vinícius Rotta de Oliveira, que coordenaram o evento, avaliaram a tarde de campo como extremamente positiva, pois os produtores e associados presentes tiveram a oportunidade de observar novas cultivares e sua adaptabilidade para a realidade da região. A Cotriel agradece a família Bertol pela cedência da área e ao público em geral pela participação.