Publicada: 25/07/2012
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Além dessa crise na Europa, outro fator que contribui para esse cenário pressionado, são os indicadores financeiros negativos dos Estados Unidos. “O país, divulgou dados negativos, mostrando uma desaceleração clara daquela região, com atrasos de encomendas e piora nos estoques”, explicou Perfeito.
Ainda de acordo com o economista, os movimentos de crise financeira, às vezes, pode gerar fuga dos investidores para ativos reais, mais seguros, porém não deve ocasionar grandes reflexos para o mercado de commodities.
Devido a essa situação, o economista frisa que o momento é difícil a curto prazo, no entanto, a médio prazo os investidores terão que sair da ‘toca’, e ir para ativos mais arriscados, o que pode beneficiar o Brasil.
“De forma geral, o mercado financeiro acaba contribuindo, trazendo mais barulho do que tranquilidade para o mercado agrícola, mas de maneira ampla, os patamares estão positivos, então vale à pena continuar investindo”, sinalizou o economista.
Já os produtores brasileiros não devem se preocupar tanto com a situação da economia mundial, uma vez que, a demanda por alimentos tende a ser inelástica. “O mercado de Commodities Agrícolas terá uma demanda mais ou menos estável”, afirmou Perfeito.
Fonte: Notícias Agrícolas.