novidades

noticias

Publicada: 23/10/2012

Demanda firme mantém preços da soja em alta

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos revelou que 1,67 milhão de toneladas da oleaginosa foram embarcadas para o exterior na semana encerrada em 18 de outubro. Além de superar as estimativas de analistas, o número ficou 5,3% acima do volume exportado na semana anterior e 39,7% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

A colheita nos Estados Unidos está chegando ao fim e há cada vez menos soja disponível no mercado físico do grão. Assim, investidores voltam a focar a oferta apertada devido aos prejuízos causados pela estiagem. Ao mesmo tempo, sinais gráficos positivos contribuíram para a alta dos preços da commodity.

Também em Chicago, o trigo subiu 0,66% sustentado por expectativas de aumento da procura por cereal norte-americano, uma vez que a produção da Ucrânia e da Rússia foi fortemente atingida pela seca. Já o milho caiu 0,03%, pressionado pela falta de interesse pelo grão após altas recordes das cotações.

Na bolsa de Nova York, o café ganhou 1,76%, terminando perto do maior patamar em duas semanas. Poucas vendas do Brasil, maior produtor mundial, e um surto de ferrugem nos cafezais da América Central puxaram as cotações para cima. Já o açúcar recuou 0,84%, pressionado pelo excedente de oferta mundial. O suco de laranja caiu 0,75% com a ausência de ameaças climáticas aos pomares dos Estados Unidos.

Fonte: O Estado de São Paulo.