novidades

noticias

Publicada: 14/05/2012

Desafios para tornar o RS um exportador

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Uma radiografia feita pela Tetra Pak mostrou que existem 2,7 bilhões de novos consumidores de produtos lácteos nas nações em desenvolvimento, especialmente China, Índia, Indonésia, Brasil, Paquistão e Quênia.
O mercado gaúcho consome 40% do que é produzido pelos produtores locais. Por isso, temos a necessidade de vender para outros Estados e ainda exportar. Em 2011, a importação brasileira de lácteos foi o equivalente a US$ 781,6 milhões e as exportações, US$ 262,5 milhões. Em 2011, a Argentina liderou as exportações de leite em pó para o Brasil, com 429,6 milhões de litros, seguida do Uruguai, com 341,8 milhões de litros.
A evolução no Estado é uma realidade. Somos o segundo produtor no Brasil. Entre 2004 e 2011 houve um crescimento de 66,53% na produção gaúcha. Só que precisamos avançar ainda mais para enfrentar a concorrência de países do Mercosul com o câmbio desfavorável. Buscar novas tecnologias, que é o nosso grande desafio e não só com investimentos em equipamentos. É fundamental a instalação de um centro de pesquisa de gado leite da Embrapa para atender a região Sul.
Outro projeto é a criação de um centro de inteligência do leite, que disponibilize dados confiáveis do setor. E, ainda, a instalação de uma escola técnica, com cursos de nível médio, pós-médio e de duração rápida, para habilitação de profissional e de familiares de produtores.

Fonte: Zero Hora.