Publicada: 23/05/2025
sexta-feira, 23 de maio de 2025
Fonte: Setor de Comunicação
Na manhã da última quarta-feira, 21 de maio, a Escola Roberto Textor, da comunidade de Serra dos Engenhos, Jacuizinho reuniu parceiros e autoridades para lançar a sua iniciativa do Cotriel Educando para o Campo.
Na abertura, a diretora Mara Vaz Textor ressaltou o crescimento das ações realizadas pelo educandário ao longo dos anos, as quais crescem de forma significativa devido ao envolvimento da comunidade escolar do começo ao fim em todos os projetos. O projeto tem desempenhado um papel fundamental na formação dos nossos estudantes, ao aproximá-los da realidade do meio rural de forma consciente e transformadora. Por meio da educação voltada à sustentabilidade, à gestão de resíduos e ao empreendedorismo, estamos preparando jovens mais comprometidos com o futuro do campo e com o desenvolvimento das comunidades em que vivem”, disse ela, ressaltando que a erva-mate e a cuia continuarão no projeto, sendo apenas acrescentadas estas fontes de renda sustentável.
Vanderlei Marchioretto, gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, principal apoiadora da escola em todos os projetos, ressaltou que o Cotriel Educando para o Campo contribui diretamente para valorizar o meio rural e formar jovens mais conscientes, preparados e comprometidos com a sustentabilidade e o cooperativismo. A parceria com a Escola Roberto Textor tem sido essencial para aproximar o conhecimento técnico da vivência prática no campo, despertando nos estudantes o interesse em permanecer no meio rural com visão empreendedora e responsabilidade sócia, o que nos enche de orgulho”, frisou."
Como parte do projeto , a Escola passa a direcionar suas ações educacionais para a valorização da produção de alimentos com base na agricultura familiar, reconhecendo sua importância social, econômica e ambiental para o meio rural. A proposta visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o campo, mostrando que é possível gerar renda, qualidade de vida e sustentabilidade por meio de práticas agrícolas conscientes e adaptadas à realidade das pequenas propriedades. Através de oficinas práticas, atividades integradas com a comunidade e o apoio técnico da Cotriel, os alunos terão contato direto com técnicas de produção agroecológica, manejo sustentável do solo, cultivo diversificado e aproveitamento de recursos locais. O objetivo é formar jovens protagonistas, que compreendam o papel da agricultura familiar na segurança alimentar e que enxerguem oportunidades de inovação e empreendedorismo no próprio território.
Cotriel Educando para o Campo 2025
Atualmente, o projeto abrange 11 escolas em seis municípios, impactando diretamente mais de 350 alunos dos 6º e 7º anos. As atividades incluem captação de água da chuva, reflorestamento, oficinas de ecobags, separação de resíduos e incentivo ao uso de tecnologia para fortalecer microempreendedores rurais, garantindo um impacto positivo tanto ambiental quanto social.
Escolas participantes:
✅ Espumoso: Escola Augusto Peruzzo (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito).
✅ Alto Alegre: Escola Princesa Isabel (Treze de Maio).
✅ Campos Borges: Escola Menino Deus.
✅ Jacuizinho: Escola Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Escola Roberto Textor (Serra dos Engenhos).
✅ Salto do Jacuí: Escola Euclides Kliemann (Tabajara) e Escola João Gonçalves Vieira (Capão Bonito).
✅ Tunas: Escola Casemiro de Abreu (Linha Floresta) e Escola Rui Ramos (Nossa Senhora Aparecida).
Fotos: Mara Vaz Textor e Vanderlei Marchioretto