Publicada: 04/06/2021
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde da última sexta-feira, 28 de maio, as sete escolas do Projeto Cotriel Educando para o Campo, iniciativa destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, Emílio Henrique Schimidtt, do Campo Comprido e Imaculada Conceição do Depósito, Escola Princesa Isabel, da comunidade de 13 de maio, Alto Alegre, Escola Menino Deus, de Campos Borges e Escolas Leonel de Moura Brizola e Escola Roberto Textor, de Jacuizinho, sendo que devido ao programa não ter sido realizado no ano passado, as escolas de Espumoso e Alto Alegre participarão com 6º e o 7º anos, totalizando 48 alunos em Espumoso e 16 em Alto Alegre, sendo que em todo o programa se integrarão 113 estudantes. A assessoria pedagógica ficará a cargo da Secretaria de Educação de Espumoso.
O capacitação realizada foi sobre Sustentabilidade, a qual foi proferida pela ex- extensionista da Emater e integrante da Secretaria da Assistência Social de Espumoso, Andreia Dalmolin. Entre as abordagens estiveram pontos como sustentabilidade social, ambiental e econômica, enfatizando a importância de cada município coordenar os projetos das escolas e relacioná-los entre si e articular parcerias, para garantir sequencias dos projetos. Na ocasião foram decididas outras questões e marcados outros treinamentos, que serão sempre regionalizados, com diretores e coordenadores pedagógicos de todas as escolas. A assessora administrativa da Cotriel e idealizadora do Projeto, Ana Beatriz Gava participou do encontro.
Sobre o Projeto Cotriel Educando para o Campo
O cronograma prevê após a apresentação do Projeto Regional e a formação dos professores do 6º ano que irão participar, nos meses de junho e julho a conclusão da formação dos profissionais e de julho a novembro o desenvolvimento do projeto nas escolas, sendo que no mesmo mês estão previstas as apresentações dos cases de sucesso.
No projeto estão previstas oficinas sobre sustentabilidade, com Andréia Dalmolin e sobre a parte de horticultura e lavoura, com o técnico agrícola da Cotriel, Rafael Klein e animais, com o médico veterinário da Cooperativa, Marcial Camargo Filho. Ketty Pinto Corazza, vai desenvolver formação sobre alimentação saudável e a psicopedagoga Josiana Hertel, formação para motivar os alunos , para que valorizem o lugar onde vieram, além de outras abordagens com assuntos pertinentes ao campo.
A coordenação do Cotriel Educando para o Campo será de Janesca Stefenon Ozelame e Cristiane Bonacina Vione, da Secretaria de Educação de Espumoso, que também é responsável pela coordenação pedagógica.
O apoio será da Cotriel e ainda participam os municípios de Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho.
Assista a entrevista de Fernando Azevedo, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Espumoso com Luciano Morás, diretor da escola Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, a diretora da Escola Imaculada Conceição do Depósito, Andréia Borba de Oliveira e a formadora do programa, Andréia Dalmolin.