Publicada: 26/12/2013
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
A falta de chuva já está trazendo preocupações para os produtores de milho e soja do Rio Grande do Sul. As altas temperaturas aliadas ao tempo seco aumentam o déficit hídrico das plantas. Os produtores da região do Alto Jacuí do Estado gaúcho estão há trinta dias sem chuvas significativas e já se estima perdas de 50% da produção de milho. Neste mês, choveu apenas 35 milímetros na região, sendo que a média climatológica é de 130 milímetros.
Na região de Palotina, no Paraná, a umidade do solo apresenta níveis um pouco maiores. As chuvas em dezembro já acumulam mais de 70 milímetros. Mesmo assim, já ocorreram perdas nas lavouras de soja semeadas no final de setembro. Neste momento, as lavouras estão em fase de enchimento de grão, período no qual a planta demanda muita água.
A boa notícia para os produtores é que devem ocorrer chuvas a partir desta quinta, dia 26. O problema é que o volume será aquém do esperado. Uma área de baixa pressão deve trazer chuvas isoladas e mal distribuídas no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no Paraná.
A meteorologia prevê alguns temporais localizados, mas eles devem ficar mais concentrados no Paraná. O Estado deve receber volumes de mais de 200 milímetros nos próximos dias. Enquanto isso, o volume previsto para o Rio Grande do Sul não passa dos 35 milímetros.
Fonte: Rural Br