novidades

noticias

Publicada: 20/10/2025

Estrela Velha sedia mais uma etapa do programa Minha Propriedade com SmartCoop

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na manhã da última quinta-feira, 09 de outubro, o município de Estrela Velha sediou mais uma etapa do programa Minha Propriedade com a SmartCoop. A iniciativa, que teve início em dezembro do ano passado, é uma realização da Plataforma SmartCoop, em parceria com Sebrae, Sescoop e Fecoagro, e tem como objetivo qualificar os produtores rurais em gestão de custos, com foco na construção e análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), utilizando o aplicativo desenvolvido pelas cooperativas.

Na abertura do evento, o Supervisor Técnico Comercial Felipe De Franceschi destacou a importância do momento, afirmando ser uma honra iniciar este encontro e reforçar que o Projeto Minha Propriedade com a SmartCoop não é apenas uma ferramenta de gestão, mas sim um marco de transformação para nossos associados, pois oferece conhecimento, inovação e a oportunidade real de fortalecer a sustentabilidade das propriedades rurais.

A Coordenadora de Difusão da SmartCoop, Fernanda Toledo, destacou que o projeto busca evidenciar a plataforma como uma solução inovadora para a organização e análise dos dados financeiros das propriedades rurais. Já o Consultor Lucas de Morais agradeceu à Cotriel e aos produtores pela adesão e confiança, ressaltando que o objetivo de incentivar o uso correto da ferramenta foi plenamente alcançado.

A representante do Sebrae/RS, Lidiane Soldatti, reforçou a importância da iniciativa, que beneficiou 500 propriedades rurais do sistema cooperativo gaúcho. Os participantes passaram por 14 horas de capacitação, divididas em quatro encontros obrigatórios e um opcional. Pela Cotriel, 13 associados participaram do programa.

Para o Supervisor Técnico da Regional Norte da Cotriel, Oscar Toledo da Costa, o programa é uma oportunidade de aprimorar a gestão das propriedades, oferecendo ferramentas estratégicas que aumentam a produtividade e rentabilidade, com foco na organização financeira e uso inteligente de dados.

Os associados também relataram experiências positivas. Bruno Corazza Garaffa, de Espumoso, ressaltou que a iniciativa mostra a preocupação da Cotriel com o desenvolvimento do produtor e o uso da tecnologia como aliada no campo. Já Felipe Capitâneo, de Jacuizinho, destacou que o projeto tem auxiliado especialmente na atividade leiteira, permitindo decisões mais assertivas e precisas com base em dados reais.

O uso da SmartCoop é gratuito e exclusivo para produtores associados à Cotriel. Para aderir, basta procurar o Departamento Técnico da Cooperativa, realizar o cadastro inicial e receber as orientações de uso da ferramenta, que fortalece a gestão, a eficiência e o relacionamento entre a Cotriel e seus cooperados.

Texto e fotos: Roger Nicolini/Setor de Comunicação Cotriel