Publicada: 29/01/2014
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
O Cesb finalizou os resultados do seu primeiro protocolo de pesquisa após um ano do lançamento da Rede de Pesquisas, que foi criada com o objetivo de estimular nas entidades de pesquisa o desenvolvimento de novas tecnologias para maximizar a produtividade da leguminosa, com economia e sustentabilidade.
Esse primeiro protocolo foi dedicado à questão dos impactos do uso do nitrogênio no cultivo da soja, uma vez que não havia um consenso sobre os benefícios econômicos da aplicação deste elemento, conforme o comunicado. O Cesb quis verificar se a adubação nitrogenada gerava aumentos significativos na produtividade da leguminosa que compensassem o investimento.
Participaram da pesquisa 16 instituições particulares e públicas, de nove Estados brasileiros. Retornaram para a análise do Cesb 51 experimentos, todos realizados na fase conhecida como R 5.3 - quando as vagens estão com os grãos em seu interior com 50% do tamanho que alcançarão.
Na análise individual, foi observado que 7 dos 51 resultados analisados (13,7%) apresentaram respostas significativas às doses de nitrogênio aplicadas e que o aumento da produtividade foi em geral proporcional ao aumento do fertilizante, conforme o comunicado.
Em média, o incremento foi de 5,2 sacas por hectare, para a dose de 200 quilos por hectare de ureia, não sendo viável economicamente mesmo nesses locais onde houve resposta estatisticamente significativa.
A análise dos dados indicou que as respostas à adição de fertilizante nitrogenado no patamar de produtividade atual de 50 sacas por hectare, em média, foram relativamente baixas e que as bactérias em simbiose com as plantas acompanhadas do nitrogênio mineral do solo já seriam suficientes para atender às necessidades desse nutriente dos experimentos analisados.
“Os estudos nos permitem afirmar que não houve impacto econômico, ou seja, nestes patamares o ganho na produtividade não compensa o investimento necessário para a aplicação da técnica”, disse em nota Orlando Martins, presidente do Cesb.