Publicada: 05/03/2012
segunda-feira, 5 de março de 2012
De 5 a 9 de março, a feira espera receber cerca de 160 mil visitantes, de todas as partes do mundo, para visitar os estandes dos 450 expositores, que estão distribuídos em 84 hectares de parque.
O presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica, diz que a 13ª edição da Expodireto Cotrijal terá papel mais importante do que as anteriores porque acontece num momento em que a agricultura gaúcha precisa discutir formas de diminuir os riscos e os impactos que as frequentes estiagens provocam nas lavouras de milho e soja. É na feira, segundo ele, que o produtor vai encontrar a informação de qualidade, trazida pelos expositores das diversas áreas e também através de palestras, que pode auxiliá-lo na garantia de renda.
Além disso, a Expodireto Cotrijal é um importante palco de debate dos assuntos que interessam o produtor. Neste ano, seguro agrícola e irrigação devem tomar conta das discussões, inclusive com uma audiência pública das comissões de Agricultura do Senado, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do RS, marcada para a tarde de sexta-feira, 9 de março, no auditório central. “Durante a Expodireto Cotrijal nós trazemos para Não-Me-Toque o mundo do agronegócio para que o setor continue sendo um dos pilares da economia brasileira”.
A solenidade oficial de abertura está marcada para as 9 horas, no auditório central. Entre as autoridades confirmadas, estão o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e o governador do Rio Grande do Sul em exercício, Beto Grill.
Também já confirmaram presença: presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alexandre Postal; procurador Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; presidente do TRE, Marcos Aurélio Dos Santos Caminha, representando o presidente do Tribunal de Justiça RS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira; secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, além de presidentes de entidades e lideranças ligadas ao agronegócio.