Publicada: 06/11/2013
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Ao quadruplicar o volume de exportação nos últimos seis anos, a produção de arroz gaúcha conseguiu estabilizar os preços e garantir rentabilidade aos produtores. Com o plantio da próxima safra em andamento e a confiança em bons resultados, o setor mira em novos parceiros comerciais para consolidar o produto no Exterior, reduzir a dependência do mercado interno e afastar o fantasma da "crise do arroz".
Com a estimativa de colher mais de 8 milhões de toneladas nesta safra, mais de 65% da produção nacional, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90% das exportações brasileiras do cereal. A liderança gaúcha faz com que as vendas externas sejam fundamentais para escoar a produção e competir com o arroz vindo do Mercosul — que entra no país com preços mais baixos em razão de custos menores de produção.
— Alavancar as exportações é a nossa prioridade para nos firmarmos como um dos principais fornecedores mundiais de arroz, com qualidade — aponta Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz).
Fonte: Campo e lavoura