novidades

noticias

Publicada: 15/05/2012

Falta de chuva se intensifica na primeira quinzena de maio

terça-feira, 15 de maio de 2012

- Praticamente não houve registro chuva nesta primeira quinzena. Na maioria das localidades choveu apenas um dia. Em Uruguaiana ainda não choveu e, em Passo Fundo e Rio Grande, foram apenas 0,1 mm e 0,4 mm, respectivamente, volume que pode ser resultado de um nevoeiro - observa Estael.
O maior acumulado de precipitação foram os 20,9 mm registrados em Porto Alegre, que correspondem a 23% da média histórica do mês para a cidade. A situação é grave sobretudo no Alto Uruguai, no Noroeste, no centro e em partes do sul do Estado.
O fenômeno climático La Niña, que provoca o resfriamento das águas do Pacífico Equatorial e está na raiz da seca no RS, chegou ao fim no mês de abril. Porém, a atmosfera ainda não apresentou a mudança correspondente à observada na temperatura das águas do oceano, diz a meteorologista. Assim, a previsão para o restante do mês continua mostrando chuva abaixo da média.
- Os prognósticos mais atualizados indicam uma frente fria passando distante do Rio Grande do Sul entre a sexta e o sábado, trazendo apenas nebulosidade, sem perspectiva de chuva. Por volta do dia 22, uma frente fria deverá atingir o Estado com mais intensidade, mas não deve gerar acumulados muito expressivos - diz Estael.
Somente entre os dias 23 e 31 de maio, a passagem de uma nova frente fria deve produzir acumulados superiores a 65 mm, no Noroeste, e a 50 mm, no Sul e em trechos do Vale do Paranhana e do Litoral Norte.

Fonte: Zero Hora.