Publicada: 26/12/2014
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
No final do ano de 2014 a empresa percebeu que o segmento estava prestes a passar por uma mudança radical quanto às demandas sanitárias e fiscais. Por isso, adotou uma postura ainda mais atenta quanto as exigências do Serviço de Inspeção Estadual (CISPOA) e buscou alinhamento com os requisitos federais para poder ampliar seu leque de comercialização.
Neste sentido, nos dias 20 e 21 de novembro o Frigorífico Cotriel passou pela primeira auditoria para indicação ao SISBIPOA. Os auditores avaliaram a estrutura física, os processos, documentos do Departamento de Garantia da Qualidade e a ação do Serviço de Inspeção.
Segundo o Dr. Diego Facin, Fiscal Estadual Agropecuário responsável pelas auditorias de inclusão de estabelecimentos sob inspeção estadual no SISBI, a empresa atendeu a maioria dos requisitos e deverá ser novamente auditada no mês de fevereiro.
As obras realizadas ao longo do ano, algumas delas inovadoras, foram aprovadas e já servem de referência para outras empresas do estado. A área de sangria, por exemplo, permite maior mobilidade aos operários, e é a primeira do tipo aprovada no estado. Para Pires, este foi um passo importante pois todos os investimentos foram avaliados e aprovados tecnicamente, o que demonstra que estamos no caminho certo.
Ao final da auditoria, o Médico Veterinário Tiago Pretto, consultor que orientou o projeto agradeceu o empenho de todos os colaboradores: “Este é um SISBI que está sendo feito sob base sólida. Agora é concluir as obras e manter no dia-a-dia as melhorias processuais que foram implantadas. A expectativa é que a empresa seja liberada para vender em todo o país ainda no primeiro trimestre de 2015. É comum haver uma certa ‘turbulência’ em momentos de mudança como este. Passamos por situações muito semelhantes quando da implantação destas melhorias no Frigorífico Gassen e no Frigorífico Panke, ambos de Santa Cruz do Sul, e no Frigorífico Rodeio, de Marau - todos já adeptos do SISBIPOA”. E conclui: “Os frigoríficos - especialmente de bovinos - que quiserem sobreviver às demandas que o mercado vem imprimindo, cedo ou tarde precisarão se adequar, e a Cotriel está fazendo isso no momento certo.”