Publicada: 28/09/2012
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Nesta quinta-feira (27), os futuros da soja, do milho e do trigo fecharam o dia no vermelho, com o trigo liderando as perdas e encerrando o dia com perdas de mais de 13 pontos nos principais vencimentos. O dia, no entanto, foi de um mercado lento e com os fundos operando na defensiva na Bolsa de Chicago.
O que tem sido visto nas útlimas sessões é que os investidores operam com cautela, com o mercado caminhando de lado dependo do humor dos fundos e dos especuladores, os quais já vêm liquidando boa parte de suas posições há alguns pregões. Como disse Fernando Pimentel, analista de mercado da AgroSecurity Consultoria, são movimentos já esperados e afirma ainda que o mercado têm de realizar para ter espaço para voltar a subir.
Há uma pressão negativa sazonal do avanço da colheita nos Estados Unidos e também do cenário técnico negativo. Além disso, o foco do mercado aos poucos se volta para o início da nova safra da América do Sul e em quais condições climáticas deverá se iniciar o plantio.
Porém, o mercado opera sem direção também pois espera pelo novo relatório de estoques trimestrais que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga nesta sexta-feira (28). Aguardando estes números, os investidores buscam um melhor posicionamento, movimento que contribui para novas realizações de lucros, mesmo que não tão intensas como as últimas.
Neste boletim, o departamento deverá trazer suas estimativas para os estoques de milho até 1º de setembro, oferecendo aos produtores e investidores um cenário mais claro sobre o consumo do grão neste período por parte dos criadores de animais, usinas de etanol e companhias de alimentos.
(Fonte: Notícias Agrícolas)