novidades

noticias

Publicada: 18/10/2022

Grupo Focal Cotriel realizou encontro com associados em Estrela Velha

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na última sexta-feira, 14 de outubro, na Afequinho de Estrela Velha, associados de Estrela Velha Salto do Jacuí e Tunas, conselheiros e líderes de núcleo participaram do primeiro módulo do Grupo Focal.  Os trabalhos foram conduzidos pelos membros do comitê de Inovação, João Daniel Míssio, Marcolan Prates e Yusef Sad.

O Grupo Focal é um método de pesquisa qualitativa que reúne participantes em uma entrevista, na qual expõem opiniões sobre produtos ou serviços, e que coleta informações por meio das interações grupais. O objetivo é envolver os associados da Cotriel no movimento de inovação que a Cooperativa vem desenvolvendo, gerando assim, senso de pertencimento, a fim de identificar problemas “dores” para que seja possível buscar soluções no ecossistema de inovação, possibilitando a criação de novos serviços ou produtos.

Nas abordagens, foram trazidos conceitos sobre inovação, ecossistema de inovação e o funcionamento de uma empresa startup, algumas inovações no agronegócio foram debatidas como: smart farming, princípio da agricultura de se fazer mais com os mesmos ou menos recursos, blockchain tecnologia que utiliza banco de dados avançado que permite o compartilhamento e registro de informações em rede.

A plataforma SmartCoop, pulverização por drone e outras inovações também foram debatidas. O grupo discutiu sobre inovação, a importância de inovar em sua atividade, inovação da “porteira para dentro”, principais desafios das suas atividades, como a inovação pode contribuir com esses desafios, como a Cooperativa pode contribuir na resolução destes e quais as inovações e tecnologias que cada um gostaria de ter acesso.

“Este momento, visou envolver os Associados da Cotriel em nosso movimento de inovação, possibilitando assim, que possamos entender os desafios reais de suas atividades e com isso propor soluções mais assertivas”. O compartilhamento de informações é fundamental para que possamos propor inovações que irão gerar valor aos nossos associados, destacou Marcolan Prates.

Fotos: Unidade de Estrela Velha