novidades

noticias

Publicada: 26/06/2014

Inverno mais úmido e chuvoso neste ano

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A nova estação se inicia com o Pacífico Equatorial nos estágios iniciais de possível episódio de El Niño. Configurado, seria o primeiro evento do fenômeno desde 2009/2010. Na última semana, as águas do Pacífico Equatorial aqueceram muito, aumentando a probabilidade de confirmação de um episódio de El Niño em 2014.

De acordo com o prognóstico da MetSul, o inverno neste ano não deve ser tão rigoroso como o do ano passado com uma maior frequência de dias amenos e alguns até quentes, afinal jornadas de calor são normais na estação fria, especialmente em agosto e setembro. “Mas que ninguém se engane, porque teremos alguns dias e períodos com temperatura bastante baixa, marcas negativas e geada no Estado. Apenas não serão tão prolongados e freqüentes como em 2013”, destaca a meteorologista Estael Sias. A especialista da MetSul recorda que em anos anteriores de El Niño houve frio intenso tardio em setembro, até com neve, como 2002.

E a neve ? Previsão de neve somente pode ser feita no curto prazo, nas estatisticamente é raro que haja dois anos seguidos com grandes nevadas no Sul do Brasil. No ano passado, em julho, nevada pintou de branco cerca de 150 cidades de Santa Catarina e do Paraná. E em agosto a neve caiu em dezenas de municipios gaúchos com a maior acumulação desde 1994.

O outono de chuva teve extremos de chuva concentrados em Santa Catarina e no Paraná com grandes enchentes, mas neste inverno a tendência é de aumento da chuva no Rio Grande do Sul. A maioria das regiões deve ter precipitação acima da média, especialmente nas Metades Oeste e Norte do Estado. Alerta-se para o risco de episódios pontuais de chuva em volumes excessivos, o que pode trazer transtornos e cheias de rios. Em 2009, primeiro ano do último evento de El Niño, agosto e setembro foram muito chuvosos com um elevado número de dias de chuva.

A MetSul alerta ainda que a transição de períodos amenos ou quentes para frios no inverno pode se dar bruscamente com alto risco de tempo severo na forma de temporais com vento forte e granizo. O Rio Grande do Sul tem um histórico até de tornados graves durante o inverno, especialmente na Serra. Outro fenômeno do inverno são os ciclones extratropicais, que trazem vento intenso e baixa sensação térmica, favorecendo neve. “Quando atua este tipo de fenômeno é comum haver antes o ingresso de ar muito quente com forte vento de Norte que é imediatamente seguido de vento gelado do quadrante Oeste”, destaca Estael Suas. A meteorologista recorda que as frentes frias de inverno associadas aos ciclones mais intensos costumam provocar temporais fortes e com poder destrutivo no Estado.


Fonte: Metsul Meteorologia