novidades

noticias

Publicada: 21/10/2021

Lojas de Ferragens passam a comercializar mais uma vacina contra a diarreia viral bovina

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

A Diarreia Viral Bovina (BVD) é uma das doenças mais frequentes da pecuária mundial (corte e leite). De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), ela é uma das enfermidades que causam maior impacto na produção e está presente em praticamente todo o planeta, sendo o agente de diversos problemas nas fazendas brasileiras, identificada em todos os estados. Visando diminuir as perdas e contribuir com o aumento de produtividade dos pecuaristas brasileiros, a Boehringer Ingelheim, segunda maior empresa do mundo na área de saúde animal, lançou Bovela, a primeira vacina viva duplamente deletada (L2D) contra a BVD, um poderoso aliado na luta contra a doença. A apresentação para os Médicos Veterinários da Cooperativa aconteceu na noite desta terça-feira, 19 de outubro na Sala de Reuniões da Cotriel. O evento “Porteira Aberta com Bovela” foi promovido pela distribuidora Mapsul. As lojas de Ferragens foram representadas pelo gerente, Dienes Keller e os colaboradores Adriano Hackenhaar e Mateus Riter.

O Médico Veterinário da empresa, André Lorenzatto explicou que acerca dos alertas que o produtor deve levar em conta para diminuir a presença da BVD no rebanho: Deve-se estar atento a problemas reprodutivos (morte embrionária precoce, formação de animais PI – Persistentemente infectados, abortos, malformações); queda expressiva do ganho de peso dos animais; nascimento de bezerros fracos e mais susceptíveis a diarreias e pneumonias, levando alguns deles à morte; queda da imunidade dos bovinos, abrindo a porta para o aparecimento de outras doenças; prejuízos à produção e à qualidade do leite, com aumento da contagem de células somáticas e bactérias totais.

Sobre os resultados obtidos, com a vacina o Veterinário enfatizou a segurança para os animais imunizados, inclusive para fêmeas gestantes, independente do período da gestação: “ A vacina previne  infecção transplacentária do feto, impedindo a ocorrência de animais persistentemente infectados (PI).  A Bovela  já é utilizada na Europa e pode ser administrada em animais a partir de três meses de idade. Não há necessidade de reforço após 30 dias em animais primovacinados e confere imunidade por 12 meses contra a BVD” finalizou.