novidades

noticias

Publicada: 11/09/2019

No terceiro dia, 21ª SIPAT falou de saúde

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Fonte: Setor de Comunicação

Nesta quarta-feira, 11, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT focou no tema saúde.

Na abertura, a enfermeira da Secretaria da Saúde de Espumoso, Raquel Alberto enfatizou a importância das vacinas, bem como os mitos que tem feito as pessoas diminuir a imunização , principalmente contra a gripe e sarampo.

Logo após, a agente de endemias, Lúcia Vilarinho falou sobre prevenção da dengue.  De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde,  o Rio Grande do Sul tem 85 municípios onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é considerada de alto risco para a transmissão da dengue, zika e chikungunya. Em Espumoso, este índice é de 13,7%, sendo o segundo maior índice do estado,  o que reforça a importância do cuidado da população.

A última palestra do dia foi com a pneumologista Mirian Peuket Rebelato abordou o tema “Saúde Física e Mental – tabagismo. Ela demonstrou índices preocupantes do tabaco no Brasil, onde 5 milhões de pessoas morrem por ano por causa do cigarro. No Rio Grande do Sul, são 400 mortes por dia, totalizando 150 mil por ano. As consequências do consumo de cigarro são 75 mil casos de AVC e 65 mil de câncer, sendo também grandes os números de infarto e doenças pulmonares.

Ao final, a presidente da CIPA, Viviane Petter apresentou ao público presente novamente a campanha “Eu faço minha parte” – Reduza, Reuse, Recicle, onde levou ao conhecimento de todos a importância de diminuir o consumo de copos plásticos, onde se cada funcionário deixar de consumir duas unidades ao dia, ao final do mês serão 40 copos a menos, sendo que o número ao final do ano será de 480 copos, o que em um universo de 100 funcionários serão 48000 copos a menos.  Foram sorteados brindes entre os presentes.

Assistam as entrevistas com Lúcia Vilarinhoe Raquel Alberto

E a pneumologista Miriam Rebelato