Publicada: 18/11/2019
segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Fonte: Setor de Comunicação
O Novembro Azul, campanha que visa esclarecer sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata no país, promove uma série de ações voltadas aos homens. Uma das ações foi nesta segunda-feira, 11, quando funcionários da Sede e Unidades realizaram o exame de sangue de PSA total. O mesmo foi custeado pela Cotriel e Associação de Assistência à Saúde dos Funcionários – AAS. A ação novamente ocorrerá no dia 18 de novembro.
O teste é, assim como o toque retal, um importante meio de prevenção, pois permite identificar lesões em fases precoces e diminuir a probabilidade de morrer por complicações da doença. Quando há alguma doença, como o câncer, a concentração dessa proteína pode estar aumentada. É importante destacar, no entanto, que a dosagem do PSA não substitui o exame de toque.
O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do tumor de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que serão mais de 70 mil novos casos da doença em 2019.
A Sociedade Brasileira de Urologia e a Associação Europeia de Urologia indica o rastreamento do câncer de próstata a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 anos no caso de homens com histórico familiar da doença.