Publicada: 26/12/2019
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Fonte: Setor de Comunicação
Na última quinta-feira, 19, no Salão Paroquial Católico, a Cotriel e a Corteva realizaram uma palestra para cerca de 100 produtores. A palestrante foi a engenheira agrônoma, mestre e doutora em fitopatologia , Camila Ranzi.
Em sua abordagem, ela enfatizou o cenário para as lavouras de soja 2019-2020, uma vez que este ano o plantio, devido ao excesso de chuvas na transição das lavouras de inverno para a implantação da soja atrasou o plantio, o que deve fazer que os cuidados sejam redobrados.
Sobre doenças iniciais, Camila chamou a atenção daquelas que causam tombamentos e baixo estande de plantas como phytoftora e pytium, que são fungos do solo. Acerca das doenças de final de ciclo, que já se fazem presente desde o início da cultura, deve-se estar atento a septoria, cercorspora e antracnose, que aumentam significativamente a sua incidência. No que tange à ferrugem da soja, deu dicas de prevenção e manejo.
Logo após, o administrador da Unidade de Tunas, Cláudio Onir de Oliveira e o técnico agrícola, Maurício Jung saudaram os associados presentes , agradedendo a parceria durante o ano.