Publicada: 20/11/2019
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Fonte: Setor de Comunicação
Em que pese os cerca de 189 mm de chuvas registrados nos primeiros dias de novembro, o plantio segue intenso na região do Pontão do Butiá.
O técnico agrícola e gerente da Unidade, Rui Nicolini, ao falar primeiramente do desempenho da cultura do trigo nos municípios de Barros Cassal, Soledade e Mormaço, também atendidos pela filial . disse que o ano para o trigo começou muito bem, com expectativa de produtividade muito alta, as lavoras muito sadias, o produtor fez um bom investimento, mas infelizmente o clima, como aconteceu no mês de outubro, foi muito chuvoso, com chuvas acima do normal, ocasionou perda de qualidade e produtividade,. O pH ficou em torno de 76 e a média deverá ficar em torno de 40 a 50 sacas por hectare”, conta.
Sobre o plantio da soja, em relação ao mesmo período do ano passado, Rui compara que em termos de clima há um cenário muito parecido. “Mesmo com algumas janelas para se fazer o plantio, havia uma alta umidade no solo e frio, isso é uma condição ideal para proliferação de fungos, e ano passado o produtor se largou a plantar e plantou bastante, ocasionando replantios e onde tem replantes, aquele fungo já vai ter uma população maior no solo. Já esse ano o produtor estava mais atento, ele não plantou muito cedo por causa da chuva que ocorreu . Até o momento não tivemos replantes e esperamos que até a primeira semana de dezembro todas as lavouras estejam implantadas”, frisou.
Ouça aqui a entrevista.