Publicada: 20/08/2014
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Na próxima quinta-feira (21.08), será concluída à portaria que regula a área de refúgio para o plantio de sementes convencionais junto às tecnologias Bt nas culturas do algodão, soja e milho. A reunião vai ocorrer no Ministério da Agricultura (Mapa) e contará com integrantes do Grupo de Trabalho de Manejo e Resistência (GTMAR), formado para discutir o assunto, e representantes de entidades do agronegócio.
A portaria vai definir o percentual da área destinada para aplicação da medida. As empresas, que detém as tecnologias Bt, recomendam a reserva de 20% nas lavouras. A sugestão é embasada em estudos científicos que comprovam a eficácia do sistema nas lavouras.
A portaria será publicada até o fim do mês pelo Mapa. Após analise dos resultados do uso de 20% de refúgio, alterações poderão ser feitas no texto para os próximos plantios.
Em junho, o Mapa já havia confirmado a implantação de áreas de refúgio nas lavouras do algodão, soja e milho para próxima safra, visto que a colheita destas culturas acontecem só em 2015.
O objetivo da técnica do refúgio é garantir à suscetibilidade dos insetos às toxinas do plantio transgênico. No entanto, se a área não for delimitada corretamente, o uso da tecnologia Bt corre o risco de se tornar ineficiente, uma vez que pragas mais resistentes podem se desenvolver.
(Fonte: Agrolink)