novidades

noticias

Publicada: 06/06/2012

Preço estimula a produção de soja

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mesmo com a queda de 43,8% na produção de soja no Estado em relação à safra anterior, o grão será a grande aposta do agricultor gaúcho para o próximo ciclo. A previsão de aumento das chuvas, no próximo verão, e o bom preço da saca no mercado atual geram expectativa de uma boa colheita para 2013.
Baseado no cenário de preços internacionais, o consultor agroecônomico Carlos Cogo projeta que a área de soja deve ser cerca de 6% maior na próxima safra. Um dos motivos é o aumento acumulado de 25% do preço da saca no último ano, que chega a custar R$ 60. A desvalorização do milho no mercado também deve estimular o agricultor a mudar de cultivo.
- Apesar da previsão de reduzir, aproximadamente, 10% o valor da saca de soja no mercado, esse cultivo ainda será o melhor custo-benefício ao produtor. Considerando um verão sem estiagem e a queda no preço do milho, que deve seguir para 2012 e 2013, podemos prever que muitos produtores devem optar pela soja - explica Cogo.
Neste ano, no entanto, a estimativa de grandes perdas na produção de GRÃOS está se confirmando. Os dados do nono levantamento da safra 2011/2012, divulgados ontem pela COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), mostram queda de 40% na produção de milho e 43,8% na de soja.
- Uma perda alta como esta não é vista desde 2004. A redução está diretamente ligada ao longo período de estiagem que o Rio Grande do Sul enfrenta - afirma o superintendente regional da CONAB, Glauto Melo Junior.

Fonte: Conab.