novidades

noticias

Publicada: 24/09/2013

Primavera deve ir do excesso à irregularidade de chuva em 2013

terça-feira, 24 de setembro de 2013

De acordo com os meteorologistas da MetSul Meteorologia, a nova estação se inicia sem nenhum fenômeno de escala global influenciando o clima gaúcho. “Não há nem El Niño ou La Niña”, explica o meteorologista Eugenio Hackbart. “No decorrer da estação o Pacífico segue em neutralidade”, destaca Hackbart.

A primavera começa muito chuvosa, alerta a MetSul. Logo no início da estação haverá um evento de chuva extrema entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina com acumulados em alguns pontos destas áreas iguais ou superiores à média de até dois meses de precipitação em poucos dias, o que pode trazer enchentes e deslizamentos. No decorrer de outubro, o padrão deve seguir favorável à chuva próxima ou acima da média em grande parte do Estado com novos episódios de precipitação excessiva com risco de cheias e transtornos. Novembro e dezembro devem ser meses com mais irregularidade na distribuição espacial (onde chove) e temporal (quando chove) das precipitações no Rio Grande do Sul, o que pode provocar até déficit hídrico em algumas áreas com riscos para as culturas de verão no campo. Mas, mesmo nestes dois meses, podem ser anotados eventos mais regionalizados de chuva em volumes elevados em curto período.

A MetSul destaca que a primavera é um período com maior frequência de tempestades, não raro severas com intensos vendavais e granizo. Há vários precedentes de tornados. Anos com características climáticas semelhantes às atuais registraram episódios graves de temporal na primavera, até com tornados. Sistema comum na primavera são os Complexos Convectivos de Mesoescala, grandes áreas de instabilidade que se formam no Norte da Argentina e Paraguai à noite e que avançam para o Sul do Brasil com chuva intensa e temporais. Em novembro e dezembro, à medida que começa a se instalar o regime de chuva de verão, começam a ocorrer os temporais isolados de fim de tarde e começo de noite devido ao calor.

Como uma estação de transição para o verão, na primavera aumenta a frequência de dias de calor e diminui os de frio. O começo da estação ainda tem características de inverno e o final já tem padrão de verão. A primeira metade da primavera em 2013 ainda deve ter frequência maior de massas de ar frio com risco alto de geada tardia. Outubro terá dias de calor, porém em alguns momentos ainda fará frio.

Em novembro e dezembro é que aumentará muito o número de dias quentes, e a MetSul alerta para eventos de calor muito intenso (ondas de calor) com marcas ao redor ou acima de 40ºC nos dois meses. O contraste térmico entre ar frio na costa e ar quente no continente acentua vento da tarde para a noite do quadrante Leste no decorrer da primavera e que popularmente ficou conhecido como Vento de Finados.

(Fonte: Met Sul Meteorologia)