novidades

noticias

Publicada: 20/03/2012

Primeiro dia de outono deve ser de chuva em boa parte do Brasil

terça-feira, 20 de março de 2012

PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 20
SUDESTE
O primeiro dia de outono, que começa nesta terça, deve registrar temperatura mínima mais baixa, típica da estação, entre São Paulo e o sul de Minas Gerais. Uma frente fria entre o Espírito Santo e Bahia mantém a chuva generalizada sobre Minas Gerais, interior e norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apesar disso, na maior parte dos municípios, o acumulado será baixo, segundo a Somar Meteorologia. Apenas no noroeste de Minas Gerais, espera-se mais de 40mm. Faz calor à tarde em São Paulo, Triângulo Mineiro e Espírito Santo, mas a máxima permanece baixa em boa parte de Minas Gerais, indicando ocorrência de uma invernada (dia fechado, chuvoso e frio).
SUL
A terça deve ser de tempo seco em boa parte da região Sul. O outono começa às 2h14min, com temperatura mínima baixa no centro e norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e centro e leste do Paraná. À tarde, faz calor em toda a Região, com máxima de mais de 33°C no oeste do Rio Grande do Sul. A aproximação de uma frente fria causa chuva isolada no extremo sul do Rio Grande do Sul no decorrer do dia.
CENTRO-OESTE
Na terça, chuvas intensas e elevados volumes acumulados ainda persistem sobre o Estado de Goiás e também sobre o Distrito Federal. A invernada prossegue nesta área. Boa parte do Mato Grosso do Sul e norte do Mato Grosso já ficam com condição para tempo mais aberto e quente até o meio da tarde.
NORDESTE
Na terça, a previsão é de elevados volumes acumulados no oeste baiano, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com chuva de mais de 45mm no oeste da Bahia. Também chove no extremo sul do Estado. Já na maior parte da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, não chove e o tempo segue mais firme e quente.
NORTE
Ainda há previsão de pancadas de chuva intensas sobre grande parte da região Norte na terça, mas a área preferencial para temporais desta vez fica concentrada sobre o interior e noroeste do Amazonas. Os acumulados de chuva passam dos 60mm sobre o noroeste amazonense, segundo a Somar. A chuva contribui para a elevação no nível dos rios Negro, Purus e Amazonas, que já se encontravam com níveis elevados nos últimos dias. Com relação à temperatura, as máximas passam dos 29ºC na maior parte da Região e apenas sobre o sul do Tocantins é que ficam mais baixas.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na quarta, a chuva prossegue sobre o Espírito Santo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais, mas já não há previsão de nenhum grande temporal. A madrugada permanece fria entre São Paulo e o sul de Minas Gerais. Já à tarde, o calor predomina em São Paulo Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, com máxima de mais de 27°C. Aos poucos, o padrão de invernada chega ao fim em Minas Gerais.

Na quinta, a frente fria se afasta do Sudeste, mas chuvas associadas com áreas de instabilidade ainda atingem boa parte da Região, inclusive São Paulo. Na sexta, a chuva com baixo acumulado atinge toda a região Sudeste. Entre 24 e 28 de março, uma nova frente fria estaciona mais ao sul e passa a provocar temporais em São Paulo, Rio de Janeiro e centro e sul do Espírito Santo e de Minas Gerais. O acumulado passa dos 130mm no Litoral Norte e Baixada Santista, no Estado de São Paulo.
SUL
Na quarta, a frente fria avança pela região Sul, causando chuva generalizada, mas com baixo acumulado, sobre o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada diminui em toda a Região Sul, mas o calor da tarde também já não será intenso.

Na quinta, a frente fria traz chuva generalizada, mas com baixo acumulado, ao centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ao leste, sul e oeste do Paraná. Já na sexta, chove apenas ao longo do litoral do Rio Grande do Sul, litoral e norte de Santa Catarina e Estado do Paraná. Entre 24 e 28 de março, ainda chove sobre o litoral do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná, porém com baixo acumulado.
CENTRO-OESTE
A intensidade das chuvas diminui na quarta sobre o Centro-Oeste, mas ainda prossegue sobre o Mato Grosso e boa parte de Goiás. Já no Mato Grosso do Sul o tempo segue mais aberto, seco e quente.Até 25 de março, volta a chover sobre o Mato Grosso do Sul devido ao avanço de uma nova frente fria que organiza a umidade da Amazônia.
NORDESTE
Desta vez, a Zona de Convergência Intertropical provoca elevados volumes de chuva e temporais entre o Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, com acumulados de até 60mm nas proximidades de Natal. A chuva já diminui na Bahia e a maior parte do Estado fica com tempo seco e ensolarado. Entre 22 e 25 de março, a chuva forte prossegue sobre a região norte do Nordeste e o tempo fica mais firme na Bahia.
NORTE
Na quarta, os temporais ficam concentrados sobre o oeste e sul do Amazonas e também oeste do Acre. Nestas áreas, a temperatura máxima fica baixa por conta da grande quantidade de nuvens. Nas demais áreas da Região Norte, a intensidade da chuva diminui e ocorre preferencialmente na forma de pancadas após uma tarde de calor. Esta condição também passa a valer para o sul do Tocantins. Entre 22 e 25 de março, as chuvas fortes passam a migrar mais para o Pará, mas ainda seguem sobre o leito dos rios Negro e Amazonas, o que favorece novas cheias.

(Fonte: Somar Meteorologia)