Publicada: 22/06/2012
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Para atender ao crescimento de consumo e diminuir o impacto ambiental, será preciso aumentar a produção por unidade de área, diz Costa. "O Brasil vem dando uma resposta boa a esse desafio. Se fôssemos produzir a safra de hoje com a tecnologia de 1990, precisaríamos de mais 50 milhões de hectares", afirma.
Para Carlos Fávaro, presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o país tem condições de atingir níveis de produtividade atendam às demandas de segurança alimentar sem prejudicar o meio ambiente. "Só em Mato Grosso, são 7 milhões de hectares de pastagens degradadas, que podem ser recuperadas, o que dobraria a área para plantação, sem necessidade de desmatamento", diz.
A produtividade da pecuária também é chave para uma estratégia sustentável de segurança alimentar. O Brasil, maior produtor de carne bovina do mundo, cria 1,1 cabeça de gado por hectare de pastagem. Segundo Luís Cláudio Paranhos, produtor de gado zebu na Bahia e diretor da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, um dos meios de aumentar a escala de produção é o melhoramento genético do rebanho, além de boas práticas de manejo e investimento em controle de sanidade do gado.
Fonte: Valor Econômico.