novidades

noticias

Publicada: 17/03/2022

Programa de Integração Lavoura Pecuária inicia atividades com associados da Cotriel

quinta-feira, 17 de março de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na noite da última terça-feira, 15, tendo por local a Câmara de Vereadores de Estrela Velha, foi apresentado a produtores da região Centro-Serra o Programa Juntos para Competir.  Iniciativa do Sebrae, Senar e Farsul, a iniciativa prevê uma Intensificação Sustentável para a Propriedade Rural, com a Integração Lavoura Pecuária (ILP).

Eloisa Arns, gestora de Projetos do Sebrae realizou a apresentação desta capacitação. Com duração de 4 anos, a mesma terá acompanhamento de consultores contratados pelas entidades. No seu escopo, a meta é o aumento da rentabilidade da propriedade, elevação da margem bruta de lucro,  sendo que ao longo deste período, ocorrerão consultorias individuais na propriedade, cursos, visitas técnicas de campo, rodadas de negócio, dias de campo, encontros de resultados e palestras.

O Médico Veterinário da Unidade de Estrela Velha, Alisson Juliano Nunes enfatizou que a Cooperativa mais uma vez busca alternativas a fim de gerar renda ao associado: “A integração bem feita promove diversificação de renda, com um resultado mais seguro, otimização do resultado com tempo e espaço, otimização dos recursos humanos, gestão de indicadores e resultados e gera boas lavouras de grãos quanto de carnes. Um bom número de sócios se interessou, pois fez boas perguntas  já estão se cadastrando no ILP, demonstrando que confiam no trabalho do Sebrae, Senar e Farsul em conjunto com a Cotriel”, finalizou.           

O associado de Estrela Velha, Flávio Berlt, contou sua experiência de dois anos com o programa. Disse que procurou melhorar primeiramente o manejo da pastagem, principalmente a partir da adubação: “Entendemos que o recurso terra está cada vez mais escasso e caro, por isso é preciso melhorar o desempenho do que se tem e produzir mais, mesmo em uma área pequena. Quando comecei, não tinha a produtividade bem definida, e fazia cria, recria e engorda de bovinos. A partir das opiniões dos consultores, resolvemos focar apenas na cria de animais, onde atualmente é possível criar e vender terneiros com 8 meses de idade e cerca de 200 quilos. Estou muito satisfeito, vale a pena, que o produtor ingresse neste programa, que terá uma outra visão da sua propriedade”, disse.

No mês de maio, em data ainda a ser definida, os inscritos no programa participarão de uma imersão de dois dias a ser realizada em Arroio do Tigre, onde os consultores que irão nas propriedades apresentarão cada aspecto que irão elaborar para as propriedades. No total,  20 produtores de Arroio do Tigre, Estrela Velha e Salto do Jacuí irão participar. A Cotriel é parceira na sensibilização dos participantes. As inscrições já foram encerradas.