Publicada: 14/11/2013
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
A seleção de materiais para o registro de cultivares não transgênicas faz parte de projeto da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária que tem o objetivo de fortalecer ações voltadas à agricultura familiar. A Fepagro aprovou a iniciativa junto à Agência Brasileira da Inovação para a captação de R$ 1,5 milhão.
Por meio de melhoramento genético clássico, com o cruzamento e seleção de cultivares, o projeto visa à obtenção de sementes convencionais de feijão, forrageiras, trigo, milho, soja, sorgo, cebola, cenoura, mostarda e ervilha. A equipe que vai executar o trabalho é composta por 16 pesquisadores da Fepagro, dos Centros de Pesquisa em São Gabriel, Maquiné, Vacaria, São Borja, Júlio de Castilhos, Taquari e Rio Grande. O projeto tem duração prevista de três anos.
A coordenadora da equipe, Ionara Fátima Conterato, da Fepagro Forrageiras, afirma que o projeto vai permitir que o Rio Grande do Sul seja protagonista no mercado de sementes convencionais, principalmente nos programas de apoio e fomento à agricultura familiar, como o Troca-Troca de Sementes do Governo do Estado. Salientou que a ideia é lançar cultivares capazes de atender às demandas regionais que promovam uma agricultura de baixo impacto ambiental.
(Fonte: Blog Campo e Lavoura da Rádio Gaúcha)