novidades

noticias

Publicada: 29/04/2022

Roda de Conversa realizada pela CIPA, SESMT e Cotriel abordou o autismo

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Fonte: Setor de Comunicação e SMG Faculdade

Na noite desta quinta-feira, 28, no Auditório da Afeco, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CIPA, o Setor de Medicina e Segurança do Trabalho – SESMT e a Cotriel realizaram mais um evento temático voltado à área da saúde. O assunto foi o abril azul, mês de conscientização sobre o autismo. A palestrante foi a Neuropediatra Natalie Machado, de Espumoso, que trouxe à tona diversos aspectos acerca do Transtorno do Espectro Autista – TEA, que segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, ocorre em uma em cada 160 crianças nascidas no mundo.  Participaram pais de crianças com autismo e professores da Rede Municipal de Ensino de Espumoso, bem como Liege Birgeier, representando a Secretaria de Educação de Espumoso.  

Assista aqui a entrevista com Natalie

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas -ONU, o mês de abril é marcado pela cor azul como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao assunto.   Apesar de suas dificuldades de interação social, os autistas fazem parte da sociedade e têm os mesmos direitos de todos. Conhecer sobre o tema é uma das formas encontradas para diminuir a discriminação. Por isso, dedicar um mês a assunto é tão importante.

Aqui a entrevista com Bianca Rosalen, integrante da CIPA.

O que é o autismo?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. E embora não haja cura, o diagnóstico e intervenções precoces podem alterar o prognóstico e suavizar os sintomas.

Como identificar o autismo?

O autismo pode ser identificado desde o primeiro ano de vida, embora seu diagnóstico geralmente se dê entre os 4 e 5 anos. Certas características, tais como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado, comportamentos repetitivos ou metódicos, podem indicar a presença do TEA.

O que causa o autismo?

Apesar de não possuir causas totalmente conhecidas, há relatos de determinados  fatores que contribuem para que uma criança venha ao mundo com autismo, como estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólicos, infecções e complicações durante o período de gravidez.

Capacidade do autista:

Apesar das dificuldades que um autista encontra para realizar algumas atividades, por outro lado quando se foca em determinada prática, consegue desempenhar suas funções  com excelência e adquirir habilidades incríveis.

Fotos e reportagem: Roger Nicolini