novidades

noticias

Publicada: 19/02/2014

RS: Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

 No que diz respeito às regiões do País, a quantidade mais expressiva de participantes ficou com a Região Sul. Juntos, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná somaram 620 inscrições. “A cada ano a competição conquista mais abrangência com o engajamento de produtores de diversos Estados. Além disso, os campeonatos municipais também atraem muitos participantes: 58 deles têm cinco ou mais inscritos na competição e terão seus campeões”, celebra Orlando Martins, presidente do CESB. “Com esta iniciativa, o Comitê pretende incentivar os sojicultores a inovarem nas técnicas de cultivo, utilizarem indicações de entidades de pesquisa e identificarem outras práticas que contribuam para o aumento da produtividade de soja.”

Encerrada a fase de inscrições, agora o Comitê acompanhará os participantes do Desafio atendendo solicitações e respondendo a dúvidas. Todo produtor inscrito deverá indicar um inspetor de colheita - um técnico idôneo de sua região – a fim de que este profissional valide os registros. Os que tiverem a previsão de colher acima de 90 sacas por hectare devem entrar em contato com o CESB para solicitar a presença de um auditor oficial.

O Desafio anunciará e divulgará os Campeões (sempre uma dupla composta por produtor e consultor técnico) em junho. As categorias de Campeões são: Estaduais, Municipais, Regionais de soja de sequeiro (Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e Nacionais de soja de sequeiro e soja irrigada. Todos os participantes do Desafio receberão um certificado do CESB, e os campeões de todas as categorias passarão a ser reconhecidos em seus municípios e Estados como referências em produtividade de soja no País.

Os Campeões Regionais e Nacionais receberão também como prêmio uma viagem técnica aos Estados Unidos, que acontecerá de 2 a 10 de agosto de 2014, na qual visitarão culturas de soja de alta produtividade, centros de pesquisas e universidades, além de realizar outras atividades.
Fonte: Agrolink