novidades

noticias

Publicada: 06/03/2012

RS terá novo programa de irrigação

terça-feira, 6 de março de 2012

O destaque do evento foi a busca de alternativas para o aumento da produtividade de milho no Rio Grande do Sul e no Brasil, além de políticas em tempos de crise e estiagem, e reuniu representantes de entidades do agronegócio e autoridades do governo federal e do Estado.
— A água tem que ser ponto estratégico em nossos debates. A responsabilidade tem que ser de todos. O governador Tarso Genro vai anunciar nos próximos dias um programa novo, para facilitar o licenciamento ambiental e estimular a contratação de empréstimos. Assim teremos garantia de produção, com água na hora que a planta precisa — aponta.
Já o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Tibério da Rocha, defende que planejamento e organização governamentais são o ponto-chave para o desenvolvimento da cultura do milho no país.
– O problema não tem sido de pesquisa, tecnologia, nem potencial de produtividade. E estamos trabalhando para enfrentar as dificuldades. Prorrogamos o custeio para quem perdeu mais de 30%, 70% da lavoura com a estiagem. O Ministério da Agricultura conseguiu reverter a negociação com os bancos, para que o produtor pudesse utilizar a sobra de perdas para vender ou utilizar como alimentação animal. Estamos estudando uma forma diferenciada de seguro agrícola para que o agricultor possa obter cobertura, caso não atinja a produção. Teremos leilão de milho no dia 15 de março, com a saca de 60 quilos a R$ 21,00 no balcão. O Ministério apoiará o programa de irrigação, buscando a autossuficiência do milho no Rio Grande do Sul. Queremos que ele possa ficar no contexto de sustentabilidade do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), com 12 anos para pagar. E estamos antecipando a publicação de políticas agrícolas para o plantio de inverno. Será no final de março ou começo de abril. É nossa responsabilidade resolver isso – pontua.

Fonte: Canal Rural.