Publicada: 10/11/2020
terça-feira, 10 de novembro de 2020
Fonte: Setor de Comunicação
Nesta terça,10, o segundo dia da 22ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT, organizada este ano de forma virtual e que tem a realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e do Setor de Medicina e Segurança do Trabalho abordou o tema "Conscientização de Segurança".
O palestrante foi Wagner do Nascimento, do SESI, de Passo Fundo, que trouxe temas sobre a importância de se cuidar para o seu bem e de sua família e quanto que a falta de cuidados, principalmente utilizando termos como "nunca aconteceu comigo", não é minha hora", estou quase acabando, provocam acidentes.
O instrutor divulgou dados alarmantes de acidentes no Brasil. Por ano, 720 mil trabalhadores sofrem algum tipo de acidende no trabalho, sendo que o País é o quarto do mundo nestas ocorrências, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Rússia. Em nível de Estados, com 67 mil acidentes, o Rio Grande do Sul tem 67 mil registros por ano, ficando em terceiro, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Para Wagner, os inimigos da segurança no trabalho são a pressa, a improvisação, exceções (comigo nunca vai acontecer), presumir (eu acho), auto-exclusão (acontece com os outros não comigo) e brincadeiras. "Temos nossas famílias nos esperando em casa e lá somos insubstituíveis. Precisamos nos cuidar e temos de fazer isso por nós", disse.
Na opinião da vice-presidente da CIPA, Cailene de Brum, a comissão tem feito a sua parte, mas o funcionário tem de colocar o EPI, a máscara, o capacete, pois é para o seu bem: "A gente que percorre todas as Unidades vê uma mudança de comportamento, mas temos muito por fazer e continuaremos fazendo, pois além de ser dever da Cotriel em cuidar do seu funcionário com o equipamento, é nosso dever como CIPA em parceria com o setor de segurança do trabalho em zelar pela saúde dos nossos colegas", encerra.
Assista aqui a entrevista.