novidades

noticias

Publicada: 14/03/2014

Sojicultores precisarão preparar lavouras para frio intenso e repentino, alerta meteorologista

sexta-feira, 14 de março de 2014

Nesta terça, dia 13, o Canal Rural transmitiu ao vivo o Fórum Soja Brasil “Balanço da Expedição 2013/2014: Desafios além da porteira”. O evento, realizado em paralelo à programação da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), marca o encerramento do projeto do Canal Rural. A meteorologista da Somar, Desirée Brandt, participou do encontro e fez um alerta ao produtores de soja: um frio extremamente intenso, chegando repentinamente após dias de temperatura amena pode ser a grande ameaça do próximo inverno.

Segundo a especialista, o período atual de neutralidade climática, em que não se experimenta os efeitos tradicionais da época, mostra um cenário de abertura para massas de ar polar, que podem derrubar as temperaturas de um ano para o outro.

Quem está atrasado com a plantação da safrinha, como os sojicultores do Paraná, pode se prejudicar com as quedas fáceis, avisa:

– Não experimentando nem o El Niño, nem o La Niña. Se cair a temperatura e a umidade estiver favorável, é possível ter neve – apontou Desirée.

A última safra ocorreu sob a influência de uma neutralidade climática. Entretanto, o inverno foi traiçoeiro, com secas regionalizadas. O grande vilão deste verão foi o bloqueio atmosférico deste começo de ano. Nesta época do ano, se não chove, não há o que segure a temperatura.

De acordo com o consultor do projeto Soja Brasil, Aureo Lantmann, os produtores foram pegos de surpresa pela seca.

– Desde dezembro na nossa viagem começamos a notar uma grande preocupação dos sojicultores. As perdas foram enormes – constatou.
Fonte: RuralBR