Publicada: 28/08/2018
terça-feira, 28 de agosto de 2018
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel
Em entrevista, o técnico agrícola da Unidade da Cotriel do Salto do Jacuí, o Luciano Neis, faz uma avaliação das lavouras de trigo atendidas pela região.
Segundo ele, a área com cereal é de 3 mil hectares de trigo, e devido às altas umidades que das últimas semanas, instabilidades climáticas, e falta de luminosidade, o desenvolvimento da cultura foi afetado , pois algumas lavouras então saindo do ponto de perfilhamento e chegando na fase de elongação.
Neis ressaltou que há algumas semanas atrás foram feitas as alplicações dos herbicidas pro controle do azevém resistente e as aplicações nitrogenadas, para aumentar o poder de perfilho, sendo hora de ter atenção no que tange às doenças como a ferrugem, mancha Foliar o Oídio, que elas se propagam com essas instabilidades climáticas e as ervas daninhas.
Quanto às aveias, Luciano diz que elas tão em fase de emborrachamento, sendo que a grande maioria das áreas são de pousio, e algumas áreas de canola, sendo que as pousio estão numa fase de preparação para a cultura da soja.
Ouça aqui a entrevista.