Publicada: 05/07/2019
sexta-feira, 5 de julho de 2019
Fonte: Setor de Comunicação
A área de trigo plantada na região de Espumoso, que totaliza seis mil hectares, está em fase de perfilhamento, sendo que algumas áreas semeadas no final de maio estão iniciando o alongamento das plantas.
Segundo o técnico agrícola da Sede, Jeferson Morás, o desenvolvimento da maioria das lavouras está desuniforme este ano: "O clima foi favorável para que o plantio ocorresse no período ideal, porém os baixos volumes de chuvas após a semeadura ocasionaram uma germinação irregular das lavouras . Com isso nos teremos lavouras com floração e maturação em desequilíbrio, o que pode aumentar o risco de perder qualidade e produtividade”, afirma.
O técnico alerta que as aplicações de herbicidas, devem ser realizadas observando a temperatura, pois os produtos necessitam de dias com boa luminosidade, temperaturas acima de 15 graus e com o dia ter iniciado sem formação de geadas: “As áreas semeadas no final do mês de maio e inicio de junho em que esta prática foi seguida apresentou bons índices de controle de plantas invasoras”, revela.
Por fim, Morás avalia que o desenvolvimento das demais culturas vem ocorrendo de forma normal. Ele chama a atenção que é fundamental controlar a buva nesta época, a fim de reduzir custos quando for implantada a soja: “Fica um alerta para o monitoramentos de lagartas que não é normal para as culturas de inverno, mas devido ao atraso do inicio das geadas esta praga apareceu também na cultura do trigo. Os produtores devem monitorar e estarem alertas para a continuidade ou não desta praga. ", finalizou.
Ouça aqui a entrevista.