Publicada: 26/06/2018
terça-feira, 26 de junho de 2018
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel
Segundo o técnico agrícola da Unidade de Salto do Jacuí, Giovane Glatt cerca de 95% do trigo na região atendida pela Cooperativa no município já foi plantada. Ele enfatiza que as plantas estão bem nascidas, devido às chuvas no momento do plantio não terem sido tão intensas, favorecendo o seu desenvolvimento de forma adequada, uma vez que o início do ciclo no trigo no inverno acaba sendo mais complicado, devido aos dias úmidos e com pouca luminosidade.
Quanto à aveia, Glatt explicou que o início do ciclo foi marcado por ataques de lagarta Spodoptera oriundas da cultura do soja, sendo que o longo período sem chuvas prejudicou o crescimento da mesma, principalmente para quem faz uso para pastagens, normalizando no último mês com melhores volumes de chuva e diminuição da temperatura.
O técnico encerra lembrando que o produtor já pode começar a combater a buva, que tanto prejudica as culturas de verão agora no inverno, uma vez que é no mês de junho que a invasora começa a germinar: “ É importante que esta planta seja combatida agora, quando tem poucas folhas e está no início do seu desenvolvimento com o uso de herbicidas de folhas largas nas lavouras trigo, aveia e as destinadas a pousio. Também estamos observando o aparecimento de azévem em meio ao trigo, sendo que é preciso controlar esta erva daninha para não gerar dano às culturas seguintes e perdas de produtividade, oriundas do amarelecimento da cultura de trigo oriunda da competição de daninhas de mesma espécie. Outro ponto importante é a temperatura da aplicação de herbicidas, pois temperaturas muitos baixas diminuem e muito a eficiência dos produtos”, finalizou.
Ouça aqui a entrevista.