novidades

noticias

Publicada: 23/12/2025

Tour Técnico do Milho Irrigado reúne mais de 150 produtores em Jacuizinho

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

A Granja Santa Inocência, da Família Ottoni, sediou na última sexta-feira, 19 de dezembro, o Tour Técnico do Milho Irrigado, organizado pela Cotriel com apoio de empresas parceiras. O evento reuniu mais de 150 produtores para discussões sobre cultivares, manejo fitossanitário, correção de solo e estratégias para aumentar a rentabilidade na cultura do milho, tanto em sistemas irrigados quanto de sequeiro.

Durante todo o dia, mesmo com o calor intenso, os participantes acompanharam apresentações técnicas e demonstrações práticas. Giovane Glatt, gerente da Unidade Cotriel de Jacuizinho, agradeceu às famílias Ottoni e Piccinin pela cessão da área e destacou a qualidade do conteúdo ofertado. “Foram apresentadas oportunidades claras para o bom desenvolvimento do milho irrigado, mas também com aplicação para quem trabalha no sequeiro ou com silagem”, afirmou.

Cultivares de alto desempenho

Flávio Carlet, da Agroceres, abriu as apresentações destacando o híbrido AG 9021, de alta performance em áreas irrigadas e com ciclo precoce que permite antecipar a colheita e viabilizar uma segunda safra, como soja ou feijão. “Buscamos viabilizar rentabilidade no milho plantado em pivô”, ressaltou.

Lucas Bonetti, da NK (Syngenta), apresentou os cultivares NK 401, voltado para grãos, e o NK 501, focado em silagem de alto investimento, além de anunciar um material hiperprecoce para a próxima safra. Já Marcel Petry, da Pioneer, reforçou a importância de escolher híbridos adequados ao manejo local e destacou dois materiais: o P30001PW1E, com tecnologia Enlist para manejo de plantas daninhas, e o P25300PWU, de ciclo superprecoce e alto teto produtivo.

Iuri Halmenschlager, da Brevant Sementes, apresentou os híbridos B2315, de ciclo precoce e adaptado ao clima regional, e o B2507, superprecoce e tolerante a enfezamento e bacteriose, que estará disponível para associados da Cotriel na próxima safra.

Manejo e proteção da cultura

No campo fitossanitário, Josivan Freitas, da Syngenta, destacou herbicidas como Dual Gold e Calaris para controle pré-emergente de plantas daninhas, além de inseticidas como Verdavis (para cigarrinha, percevejo e trips) e Miravis Duo, para doenças foliares. Caroline Lazzari, da Corteva, detalhou o uso do herbicida Gepper no controle de folhas largas, além dos inseticidas Expedition (percevejo), Lanate (cigarrinha) e Ezalt (lagartas).

Fertilidade e construção do solo

Alberto Zanella, da Perfocal, mostrou na prática alternativas para correção do perfil do solo, com demonstração comparativa entre áreas com e sem aplicação do produto. Já o Projeto Construindo Solos, da Cotriel, foi apresentado pelos agrônomos Tiago Lasch, William Braun e Adelar Júnior Corte. A iniciativa promove práticas conservacionistas e uso da plataforma SmartCoop para monitoramento e gestão de dados de solo dos associados. “É um movimento que alia conhecimento, ciência e cooperação”, definiram.

Silagem com eficiência

Taís Correia, da Cargill Nutron, trouxe orientações para produção de silagem de qualidade, tanto para grão quanto para gado leiteiro e de corte. Ela destacou ferramentas como a metodologia Penstate para avaliação do tamanho de partícula, o uso de NIR portátil para análise rápida da silagem e estratégias de manejo ruminal para garantir saúde animal e aproveitamento eficiente do alimento.

Fertilização do solo e cobertura

Guilherme Scariot, da Mosaic Fertilizantes, apresentou soluções para fertilização de solo e cobertura com destaque para maior solubilidade do fósforo e fornecimento eficiente de enxofre. A linha MicroEssentials reúne Nitrogênio, Fósforo e Enxofre em um único grânulo, garantindo distribuição uniforme, maior eficiência nutricional e fósforo mais disponível no solo. O diferencial está na combinação de duas fontes de enxofre (sulfato e enxofre elementar), que asseguram liberação imediata e gradual do nutriente, atendendo às demandas da cultura ao longo do ciclo. O portfólio também contou com o Aspire, fertilizante potássico com tecnologia exclusiva da Mosaic, que combina potássio com duas fontes de boro no mesmo grânulo. Essa tecnologia assegura melhor distribuição dos nutrientes no solo, maior eficiência no fornecimento de boro e suporte ao desenvolvimento equilibrado das plantas, contribuindo para produtividade e qualidade da lavoura.

Adubação nitrogenada no milho

Teonas Dolci, Engenheiro Agrônomo da ICL, falou sobre as perdas de nutrientes na adubação nitrogenada na cultura do milho, que pode chegar até 50%. A ICL possui a linha de fertilizantes Polyblen, que disponibiliza a liberação gradual de Nitrogênio, que vai desde o dia do plantio, até 90 dias, proporcionando um melhor aproveitamento do Nitrogênio para a cultura, resultando em produtividade e lucratividade para o produtor. Também foi abordado o tratamento de sementes de milho Nutriflow, que é um estimulante que permite acelerar o processo de emergência, aumentar o número de raízes e melhorar a espessura de colmo, pois é rico em Zinco e Manganês, sem perder a garantia do tratamento industrial devido à tecnologia ser semelhante à um grafite, que vai aderir à semente, melhorando a fluidez e a plantabilidade

Objetivo: rentabilidade e decisão informada

Felipe de Franceschi, supervisor técnico regional da Cotriel Regional Centro, reforçou que o Tour Técnico foi pensado para buscar alternativas que gerem rentabilidade e permitam ao associado diversificar a renda ao longo do ano. “O objetivo foi trazer manejo e cultivares para que o produtor, a partir de sua realidade, tome a melhor decisão para sua propriedade”, concluiu.

O evento contou com apoio das empresas Agroceres, Basf, Brevant, Corteva, ICL, Mosaic, NK, Perfocal, Pioneer e Syngenta.

Fotos: Michel Dutra (Aéreas) e Roger Nicolini (estações)