Publicada: 08/02/2013
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Conforme o secretário, estão sendo de?nidos pontos estratégicos para construção de novos armazéns públicos em Santa Catarina, Bahia e outros estados do Nordeste. "Pretendemos incentivar a iniciativa privada com ?nanciamentos e taxas de juros."
Conforme Geller, o Brasil tem enfrentado problemas na área de armazenagem em consequência do avanço da produtividade, e isso envolve também problemas de logística de escoamento dos grãos. A soja e o milho tiveram problemas desse tipo na última safra. "Vamos participar de audiências com o Bndes para discutir a questão. Os dirigentes do banco manifestaram interesse em nos ajudar nesse ponto", disse Geller.
Atualmente, os armazéns públicos estocam dois milhões de toneladas de grãos. A maior fatia está nos armazéns privados, que estocam algo entre cinco e sete milhões de toneladas, segundo Geller. A previsão é de que os recursos do Bndes não sejam limitados apenas a equipamentos, mas também a obras civis da iniciativa privada.
Outra frente que o governo pretende abrir à iniciativa privada é a concessão de rodovias por onde a produção é escoada. "Precisamos da iniciativa privada como parceira, mas a questão do pedágio ainda está sendo discutida", disse o secretário.
Fonte: Jornal do Comércio.