novidades

noticias

Publicada: 30/06/2014

Frigorífico Cotriel prepara-se para comercializar em todo o País

segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Frigorífico da Cotriel está se preparando para aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBIPOA. Esta habilitação possibilita aos estabelecimentos sob inspeção Municipal (SIM) e Estadual (CISPOA) a comercialização em todo o Brasil. Desde o mês de fevereiro já foram ministrados treinamentos de Introdução às Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Padrão de Higiene Operacional, Bem-estar animal e Procedimentos Sanitários das Operações.

As próximas etapas contemplam Controle de Temperaturas, Controle de Matérias-primas, Controle Integrado de Pragas, dentre outros, envolvendo um total de 70 funcionários do Setor. A equipe é coordenada pelo administrador do Frigorífico, Juliano Brum Pires, com a supervisão do médico veterinário da área, Fernando Ferrari, da biomédica responsável pelo Departamento da qualidade da Cotriel, Carolina Corazza e da funcionária, Márcia Ortiz de Camargo responsável pela Garantia da Qualidade do frigorífico.
Segundo Juliano, a primeira auditoria deverá ocorrer no mês de agosto e é a continuidade do trabalho iniciado há mais de três anos, quando o Frigorífico começou uma série de investimentos: “Até a realização desta inspeção nacional, serão efetuadas uma série de mudanças estruturais no prédio e nos equipamentos, com a implantação de uma série de controles internos, ao mesmo tempo que será cumprida uma extensa agenda de treinamento dos funcionários envolvidos no processo”, considerou.

Os treinamentos são ministrados pelo médico veterinário Tiago Pretto, de Lajeado, especialista na área de inspeção. Ele destacou que mais do que investimento na estrutura física, é importante o envolvimento de todos os segmentos para que as ações tenham continuidade: “O trabalho realizado pela Cotriel está se consolidando a cada dia que passa, sendo referência no Rio Grande do Sul. Tanto que recentemente veio a somar-se à este trabalho a fiscal estadual do CISPOA - órgão que inspeciona os alimentos produzidos no Frigorífico - Rita Cássia Vilarinho, que está realizando as auditorias paralelamente à empresa. A fiscalização tem de ser atuante, mas o trabalho está alcançando os resultados, pois vemos o envolvimento da Cotriel, dos seus funcionários e o apoio dado pelos clientes, que adquirem os produtos da linha de carnes e embutidos da Cotriel, pela qualidade que estes possuem. Temos a expectativa que devido à este engajamento de todos, a habilitação seja conquistada até o final do ano”, finalizou.
Fonte: Informativo Cotriel