novidades

noticias

Publicada: 03/04/2014

Aumento dos custos de produção impõe cautela ao agricultor, diz Rural

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A safra de grãos 2013/14 registrou um acentuado aumento nos custos de produção do agricultor, principalmente em relação aos gastos com tecnologia para o controle de pragas e doenças nas lavouras. Foi o que apontou o levantamento do Rally da Safra, expedição que nestes primeiros três meses do ano percorreu as principais regiões produtoras de soja e milho do País.

Ao analisar os resultados do Rally, o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Diniz Junqueira, afirma que o cenário agora requer cautela do produtor. “O aumento de custos somado a uma expectativa de acomodação no preço das commodities pressionará as margens, o que exigirá incremento nos ganhos de eficiência agronômicos e financeiros.”

Junqueira alerta, ainda, para o fato de que o Rally apontou diminuição da eficácia de alguns agroquímicos tradicionais e sementes geneticamente modificadas. “São produtos que exigem elevado investimento, e que precisam apresentar resultados que justifiquem o gasto.”
Estatísticas do Rally revelam, por exemplo, que no Mato Grosso a despesa por hectare com agroquímicos teve um aumento de 52% em relação ao ciclo anterior.
“Com as irregularidades climáticas cada vez mais frequentes e o torniquete dos custos mais apertado, fica mais que evidente a necessidade de políticas públicas voltadas à sustentação da renda agrícola, como, por exemplo, a expansão do seguro rural, que auxilie o produtor na gestão de risco do seu negócio”, assinala Junqueira.
Fonte: Agrolink