novidades

noticias

Publicada: 07/03/2014

Condições meteorológicas desta semana beneficiam as lavouras do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 7 de março de 2014

Nos últimos dias uma frente fria se afastou do Sul do país e deixou o tempo firme e aberto em grande parte do Estado, principalmente no noroeste gaúcho. O afastamento deu lugar a uma massa de ar frio e seco que deixou as madrugadas e primeiras horas do dia com temperaturas mais amenas. No inicio da semana, um sistema de baixa pressão se formou no Atlântico e trouxe algumas áreas de instabilidades para o Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados de chuva dos últimos dias foram registrados no leste e extremos norte gaúcho, na divisa com Santa Catarina e chegaram a passar dos 130 milímetros. De maneira geral, o tempo ficou firme e com acumulados que não passaram dos 5 milímetros em todo o oeste gaúcho (inclusive a região das Missões), na fronteira com a Argentina e Uruguai.

Estas condições meteorológicas ocorridas na última semana, com temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas, foram favoráveis para todas as culturas de verão, conforme informações divulgadas pela Emater/RS. As culturas do milho e da soja foram as mais favorecidas, já que estão na fase de enchimento de grãos. Cerca de 18% do milho e 85% da soja estão nessa fase. A colheita da soja já teve início em áreas da região Norte e Noroeste do Estado, alcançando 1% da área plantada. Ao todo, cerca de 6% dos grãos já estão maduros e prontos para serem colhidos.

Com relação ao milho, a colheita já atingiu 48% da área plantada, sendo que a média histórica para o período é de 40%, segundo dados da Emater. Apesar de algumas lavouras terem sofrido pequenas perdas devido à estiagem de dezembro, na maioria dos casos, os rendimentos vêm surpreendendo positivamente os agricultores. Já a colheita do arroz atinge, nesta semana, 28% do total semeado. Para o feijão, que tem sua segunda safra em andamento, a umidade presente no solo tem propiciado um bom padrão às lavouras que, em sua grande maioria, encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo.

Nos próximos dias, o avanço de uma área de instabilidade pelo centro e leste do Rio Grande do Sul causa pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria. Apesar de isolada, alguns índices de instabilidade e a baixa temperatura em altitude indicam que a chuva poderá vir acompanhada de granizo, trovoadas e eventuais rajadas de vento.

A partir do fim de semana, um sistema de alta pressão localizado sobre a Argentina passa a atuar sobre o Rio Grande do Sul deixando o tempo firme e aberto em praticamente todo o Estado. Até pelo menos a próxima segunda, os dias amanhecem com temperaturas mais amenas, mas ao longo da tarde essas temperaturas entram em elevação por conta do aparecimento do sol e não há previsão de chuva. Assim, o fim de semana será de tempo firme, aberto e de muito calor em grande parte do Estado de maneira a favorecer as atividades de campo.

A situação só começa a mudar no inicio da semana que vem com a chegada de uma nova frente fria que deve deixar o tempo instável em praticamente todo o Estado, especialmente no meio-norte gaúcho onde os maiores acumulados são esperados. Por conta do aumento da nebulosidade gerado pela frente fria, as máximas não se elevam tanto ao longo dos dias em boa parte do Estado e deve fazer calor somente no oeste gaúcho.
CANAL RURAL