novidades

noticias

Publicada: 14/06/2022

Cotriel: uma cooperativa constantemente envolvida em preservar o meio ambiente

terça-feira, 14 de junho de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Em junho, marcado por ser o mês do meio ambiente, no qual teve seu dia mundial comemorado em 05 de junho, vamos destacar a responsabilidade que a Cotriel tem em preservar o meio ambiente, compromisso que está contido inclusive em seu Estatuto Social: “A Cotriel tem com missão satisfazer seus associados, funcionários, clientes e fornecedores, sendo uma referência positiva em agronegócio e serviços, integrando-se à comunidade e zelando pelo meio ambiente”.

Segundo o gestor ambiental da Cooperativa, Bértio de Matos a meta constante da Cotriel é  manter em dia todas as licenças ambientais necessárias para as atividades consideradas poluidoras, buscando sempre melhorar a atuação e os cuidados com o meio ambiente.  Ao falar de sua atuação na área, Bértio descreveu que a meta é estar sempre buscando melhorias e adequações, com intuito de seguir as legislações pertinentes a área ambiental, a fim de manter a Cotriel com suas atividades licenciadas, atender as exigências de mercado,  o que é fundamental para que a Cooperativa possa comercializar seus produtos e participar de licitações , sendo que para que isso ocorra é imprescindível estar com a documentação em dia junto aos órgãos fiscalizadores.

Ele explica que para atuar a Cotriel precisa de em torno de  70 licenças ambientais, além de ter de estar cadastrada e registrada com seu Cadastro Técnico Federal junto ao IBAMA e na Secretaria Estadual do Meio Ambiente.  “ As atividades licenciadas são: recebimento de grãos, depósito de agrotóxicos, agroindústrias, moinho de trigo, fábrica de ração, engenho de arroz, Posto de Resfriamento de Leite, Frigorífico, Postos de Combustíveis e TRR, Transporte de Cargas perigosas, sendo que em alguns municípios já está sendo exigido também o licenciamento dos Supermercados”.

No recebimento de grãos, principal atividade da cooperativa, o gestor revelou que existem sistemas e equipamentos para a captação da poeira gerada, com vários filtros de mangas nas máquinas de limpeza e de exaustores:  “Algumas moegas também estão interligadas a sistemas de captação de particulados que amenizam o lançamento destes resíduos na atmosfera.  Eventualmente realizamos as medições deste material dentro dos padrões permitidos, com equipamentos específicos e por empresas terceirizadas que são autorizadas pelos órgãos ambientais, evitando a poluição ao meio ambiente”.

No Frigorífico, Bértio evidenciou que existem  lagoas de decantação onde  os dejetos gerados vão parar em uma estação de tratamento de efluentes e retornam como água limpa para a natureza. “Além do monitoramento dos poços artesianos os quais se utilizam água para o abate, produção e processo de refrigeração onde nos dias de abate são consumidos  de 80 a 95 m3 de água, é importante lembrar que esses efluentes vão para uma estação de tratamento, e após todo este processo a água ao meio ambiente limpa, atendendo os parâmetros físicos químicos exigidos”.

No que diz respeito aos resíduos gerados pelos postos de combustíveis, as lâmpadas,  restos de materiais gerados pela área de manutenção, Matos sublinhou que todos são recolhidos por empresas especializadas e licenciadas para dar a destinação final e tratamento à estes resíduos.

       Posto de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos da Cotriel é referência na região

O Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, que recolhe o que é vendido pela Cotriel e outras nove empresas de revendas de agrotóxicos da região tem crescido de forma significativa, conforme Bértio:  “Pelo menos dois dias por semana na Sede e Unidades, acontecem, coletas de embalagens de vazias de agrotóxicos, que devem estar triplicimente lavadas e com a tampa em um recipiente separado. O produtor leva somente nas datas estabelecidas na Unidade e no mesmo dia um caminhão, especialmente destinado para esta finalidade, recolhe e leva para a Sede, onde posteriormente essas embalagens são levadas para a Central ARIA - Cimbalagens, em Passo Fundo, responsável por prensar estes recipientes e encaminhar para a reciclagem. A reciclagem só tem crescido, passando de 50 toneladas em 2002, quando começamos a atuar para 200 toneladas em 2018, e em 2021 foi recebidas 371.800 embalagens vazias de agrotóxicos  o que corresponde a 170 cargas de embalagens retiradas da natureza.

                         Viveiro de Mudas e área de Reflorestamento participam ativamente do compromisso ambiental da Cotriel

Localizado na Sede, em Espumoso, o Viveiro de Mudas  produz mudas de espécies que vão desde as frutíferas até as nativas, as quais são vendidas para o público em geral. “As mudas, seguindo critérios estabelecidos, também são doadas para entidades e escolas de toda a área de abrangência da Cotriel”, lembrou Matos.

Há vários anos a Cotriel possui uma área de reflorestamento com 39 hectares, localizada em Linha Ferrari, interior de Campos Borges, na qual é feito o plantio de eucalipto para a reposição florestal, sendo extraída lenha que é utilizada nos fornos de secagem de grãos de todas as Unidades. “Para se ter uma ideia a média anual de consumo de lenha da Cotriel é de aproximadamente 8.500 a 10.500 metros cúbicos, variando se durante a colheita a soja é recebida com mais ou menos umidade. Para atender a demanda de consumo, ainda é necessário adquirir lenha de associados. Ou seja a Cotriel sempre está preocupada em preservar o meio ambiente com responsabilidade, finalizou o gestor ambiental, Bértio de Matos.  

Assista aqui a entrevista.