novidades

noticias

Publicada: 06/07/2022

Cotriel Educando para o Campo: Escola Roberto Textor de Jacuizinho visita ervateiras

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Nesta terça-feira, 05 de julho, a Escola Roberto Textor, de Jacuizinho realizou mais uma ação importante alusiva ao Programa Cotriel Educando para o Campo, com visita a empresas que produzem erva-mate. Na ocasião, alunos, professores e diretores da escola, Secretario de Educação, Alencar Borovksi, administração municipal, através do vice-prefeito, Aroldo Moraes e demais parceiros estiveram presentes. A Cotriel foi representada por Mariano do Amaral, técnico da Unidade da Serra dos Engenhos, Giovane Glatt, gerente da Unidade de Jacuizinho,  Roger Nicolini, encarregado do setor de comunicação, Vanderlei Marchioretto, gerente da Unidade da Serra dos Engenhos e Viviana Broch, supervisora de vendas externas.

Pela parte da manhã, aconteceu a visita a Ervateira Buena, em Ilópolis. Os presentes foram recebidos pelo diretor-proprietário, Joel Gaio e sua esposa, bem como a equipe da empresa, que mostrou todo o processo de recebimento, moagem e envaze da erva-mate, que são feitos de forma totalmente automática. Atualmente, 20 produtores trabalham com a empresa, sendo que Joel ainda tem uma área própria de cultivo da erva-mate.  A Buena produz erva-mate da marca própria e tem no seu portfólio a Linha Rio do Sol da Cotriel, nas versões com e sem açúcar. Joel contou sua história de vida, e a fundação da empresa, que ocorreu em 2021, após 14 anos em que atuava no setor público. “Foi muito gratificante mostrar o trabalho que desenvolvemos e digo que a ervateira é a realização de um sonho meu e dos meus pais, pois sempre quis voltar para esta região. Alunos, empreendedores, jamais desistam de seus sonhos”, destacou. Ao final da visita, a diretora da Roberto Textor, Mara Vaz Textor coordenou a banda da escola que apresentou a música Do Fundo da Grota, de Baitaca.

Á tarde, aconteceu a visita a Ervateira Pagnussat, de Marau. O proprietário, Adelar Pagnussat, mostrou o processo de produção artesanal da erva-mate, a qual se destaca a nativa, produzida com matéria-prima comprada de produtores de fora do município e que é feita com uma máquina de  madeira, em um processo que lembra como o trabalho começou há mais de um século quando foram feitos os primeiros plantios de erva-mate no Estado . O local, que faz parte da rota turística das Salamarias, também possui área para eventos e uma trilha ecológica, sendo possível também realizar compra de produtos coloniais.

A próxima ação da Escola Roberto Textor será a realização da semana farroupilha, em 11 de setembro. Até lá, se pretende lançar uma marca própria de erva-mate, realizar a fabricação de cuias e cultivar a planta que dá origem ao produto.

Fotos: Joel Gaio/ Escola Roberto Textor