novidades

noticias

Publicada: 31/08/2018

Cotriel está entre as 400 maiores do agronegócio do Sul do Brasil

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Fonte: Setor de Comunicação Cotriel

O cooperativismo é uma opção de crescimento econômico que caminha junto com o desenvolvimento social, pautado por valores humanos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. E as cooperativas do Rio Grande do Sul, mais uma vez, mostram sua pujança e expressão ao figurarem na edição especial Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil, divulgado pela revista Exame.

A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2017. A Exame listou dezenas de cooperativas entre as empresas que tiveram o melhor desempenho no ano passado. Pelo Rio Grande do Sul, 16 cooperativas estão entre as maiores companhias do País, com destaque para o ramo Agropecuário, que contabiliza 15 cooperativas, além da Unimed Porto Alegre, a cooperativa gaúcha mais bem ranqueada, que ocupa a 278ª posição. Juntas, essas 16 cooperativas são responsáveis por R$ 15,91 bilhões em vendas líquidas.

Entre as representantes do Estado que figuram na relação em vendas líquidas, a Cotriel está na  704ª posição entre as 1000 maiores do Brasil.  No ranking das 400 maiores do Agronegócio da região Sul, que compreende Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, 15 cooperativas gaúchas marcam presença. A Cotriel está na 189ª posição, duas posições melhor que no ranking relativo ao exercício de 2016.

Publicação

Criado há mais de 40 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento se fundamenta no balanço das empresas, relativo ao exercício anterior, além de dados oficiais.

As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, salários e encargos, tributos, controle acionário, exportação e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.

Sobre a Cotriel

A Cotriel está presente em 11 municípios das regiões Alto da Serra do Botucaraí, Centro Serra e Vale do Rio Pardo. Tem 12 Unidades Regionais - Sede-Espumoso, Salto do Jacuí, Alto Alegre, Depósito, Pantano Grande, Campos Borges, Estrela Velha, Pontão do Butiá, Serra dos Engenhos, Capão do Valo, Arroio do Tigre e Sobradinho, e três postos de recebimento: Campina Redonda e Campo Comprido, em Espumoso, e Tunas.

A Cooperativa possui outras atividades além do recebimento de grãos, como  Supermercados, com nove lojas, Lojas de Ferragens, com oito pontos, além de Moinho de Trigo, Fábrica de Ração, Posto de Resfriamento de Leite, Frigorífico, Postos de Combustível, Transportadora, Departamento Técnico e Veterinário,  Venda de Insumos,   Laboratório de Sementes, Agricultura de Precisão, Viveiro de Mudas, Tratamento de Sementes e Engenho de Arroz.