novidades

noticias

Publicada: 27/03/2024

Cotriel participa do Tour da Soja RTC/CCGL

quarta-feira, 27 de março de 2024

Fonte: Ascom CCGL

No Campo Experimental da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), o "Tour da Soja" promovido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC) e pela própria CCGL reuniu representantes cooperativas e de empresas parceiras, na sexta-feira e na segunda-feira, dias 22 e 25 de março, proporcionando uma imersão sobre os avanços de pesquisa na safra 2023/2024.

Os participantes foram conduzidos por um roteiro guiado pelos pesquisadores Mario Bianchi, Tiago Hörbe e Carlos Pizolotto, especialistas em Controle de Plantas Daninhas, Manejo de Culturas e Manejo de Doenças, respectivamente.

Na sexta-feira, a primeira turma de participantes, composta por representantes de empresas parceiras, teve a oportunidade de presenciar de perto o trabalho desenvolvido pelo time de pesquisa da RTC/CCGL. Esta imersão permitiu uma compreensão mais profunda em relação aos desafios que permeiam o universo da produção de soja no RS.

Já nesta segunda-feira, o evento recebeu representantes da Cotriel e mais 19 Cooperativas. Na oportunidade, pesquisadores e técnicos discutiram sobre as lições da safra 23/24 e sobre e as novas soluções tecnológicas disponíveis, as quais, ajudarão os produtores no aumento da eficiência agrícola. 

Durante esses dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de absorver conhecimento e testemunhar na prática as inovações e os métodos que impulsionarão a produtividade e a sustentabilidade no setor agrícola nas próximas safras.  O Tour da Soja é um importante espaço de troca de informações e experiências, enriquecendo os participantes e fortalecendo os laços colaborativos entre as entidades envolvidas.

Para o Gerente de Pesquisa da RTC/CCGL, Dr. Geomar Corassa a safra 2023/24 traz lições valiosas, demonstrando nas diferentes esferas do conhecimento o impacto das boas praticas de manejo sobre a produtividade da soja. Avaliar e compartilhar os aprendizados gerados nesta safra é o primeiro passo para a construção de uma safra 2024/25 ainda melhor. Construir uma agricultura cada vez mais eficiente e sustentável é o compromisso das cooperativas juntamente com a RTC/CCGL.

Da Cotriel participaram os consultores técnicos  Adilson Nazari (Supervisor Técnico Comercial Cotriel Região Sul),  Adelar Junior Corte (Salto do Jacuí), Cleiton Silveira (Arroio do Tigre), Evandro Schmatz Supervisor Técnico Comercial Cotriel Região Norte),  Felipe de Franceschi (Supervisor Técnico Comercial Cotriel Região Centro), Fernanda Opelt (Depósito), Gabriel Höfstaetter (Capão do Valo), Henrique Finkler (Arroio do Tigre), Luciano Monteiro (Sobradinho) Mariano do Amaral (Serra dos Engenhos),  Paulinho Donatti (Estrela Velha), Rafael Klein (Espumoso), Rui Nicolini (Pontão do Butiá) e Ricardo Maciel (Jacuizinho).