novidades

noticias

Publicada: 14/05/2014

Governo avalia fazer inspeção permanente no leite produzido no RS

quarta-feira, 14 de maio de 2014

 Pelo segundo ano consecutivo, a Operação Leite Compen$ado, que revelou adulteração no leite gaúcho, deve pautar debates na 37ª Expoleite e 10ª Fenasul, que começa nesta quarta-feira no parque Assis Brasil, em Esteio. Embora as fraudes reveladas pelo Ministério Público tenham sido verificadas "da porteira para fora", como dizem os produtores, foi na feira que o governo estadual anunciou medidas para reforçar a fiscalização do setor no ano passado. E novas ações podem ser divulgadas hoje.

Secretário da Agricultura, Claudio Fioreze adianta que a pasta finaliza hoje estudo técnico para avaliar a implantação de programa de inspeção permanente, a exemplo do que acontece em abatedouros. A medida valeria para indústrias que produzem mais de 1 milhão de litros de leite por mês, o que afetaria três empresas fiscalizadas pelo Estado. A inspeção consiste na presença de um fiscal na indústria durante toda a operação.

Contudo, mais de 90% das indústrias gaúchas são inspecionadas pelo governo federal. As empresas Pavlat e Hollmann, envolvidas na fraude mais recente, não teriam esse fiscal permanente por terem inspeção federal, e não estadual.

O governador Tarso Genro confirmou presença na abertura oficial do evento, ao meio-dia.
Fonte: Zero Hora