novidades

noticias

Publicada: 04/04/2024

Integrantes da CIPA da Sede realizam mutirão contra a dengue

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Fonte: Setor de Comunicação

A preocupação com a dengue também foi pauta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  - CIPA, da Sede da Cotriel em Espumoso. Durante a manhã desta quinta-feira, 04 de abril, a presidente da comissão, Tarciane Parizotto e as integrantes Laís Hackenhaar, Mirian Becker e Vitória Piacetta, bem como o técnico de segurança do trabalho, Daniel Junges  estiveram visitando vários locais da Sede, verificando locais que podiam ser criadouros do mosquito Aedes Aegypti, eliminando objetos que continham água acumulada.

“Entendemos que a Cooperativa também pode fazer a sua parte e todos se empenharam, fazendo com que vários locais fossem verificados e tivéssemos a eliminação de forma ágil de áreas que podiam ter o mosquito da doença. Este ano o Brasil, em especial o Rio Grande do Sul estão em alerta com vários casos de dengue e precisamos estar atentos. Clamamos que a comunidade também siga fazendo a sua parte. Dengue mata e este alerta segue na Cotriel”, afirmou a presidente da CIPA.

A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito. Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias sempre é importante, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água. Realizar a limpeza regular da caixa d’água e sempre mantê-la fechada, com tampa adequada também entra nesta lista.

Outro ponto citado por especialistas é a verificação das calhas, retirando por exemplo folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr por elas. Colocar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do seu quintal. O pote de água para seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência. Para sua proteção individual os repelentes também são recomendados, pois podem evitar as picadas dos mosquitos.  

No  Rio Grande do Sul, 51 pessoas já morreram de dengue. Até agora, são 42.084 casos confirmados da doença no estado apenas este ano, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. Dos 497 municípios do RS, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito que transmite a dengue, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Distribuídas entre a faixa Leste e o Sul do estado, as cidades representam 6,2% do total.

O governo do RS, dada a realidade epidemiológica, decretou situação de emergência no dia 12 de março.

Atenção aos sintomas

A Secretaria reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são:

  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Dor nas articulações
  • Mal-estar geral
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
  • Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)

A busca por atendimento no começo da manifestação das sensações de desconforto físico é uma maneira de evitar o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

Fotos: Divulgação CIPA